16.6 C
Castelo Branco
Sábado, Julho 31, 2021
No menu items!
InícioRegionalPenamacor assinala Feira Terras do Lince com programa integralmente online

Penamacor assinala Feira Terras do Lince com programa integralmente online

O Município de Penamacor voltou a garantir um programa alternativo para assinalar na Feira Terras do Lince, este ano novo cancelado ao devido atual conjuntura pandémica. De salientar que o programa se realiza integralmente online, sendo que as iniciativas e espetáculos serão transmitidos na página de Facebook do Município

Do programa destaca-se o Teatro, a Música e a Pintura.

A programação arranca no dia 23 de julho, às 21h, com o Teatro Comunitário “Invasões Francesas na Beira Baixa”, no Jardim das Tílias, junto à Biblioteca Municipal de Penamacor.

Esta é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), em colaboração com os diversos municípios que integram, entre os que o de Penamacor, no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural 2.0.

A iniciativa contempla a criação de um espetáculo de teatro em cada um dos 6 municípios que integram a CIMBB.

Embora o projeto tenha partido de um guião único, o resultado final é a apresentação de 6 peças de teatro distintas, adaptadas à realidade de cada concelho e que contam com a participação de pessoas e entidades diferentes.

Decorridos vários meses de ensaios, são agora apresentados como peças teatrais que resultaram desta iniciativa.

Já no dia 24 de julho, às 19h, a página do Facebook do Município de Penamacor transmite um concerto de Francisco Ceia.

Natural de Portalegre, Francisco Ceia é escritor, ator, compositor e intérprete.

Editou vários discos, tendo sido o pivô de uma série de 12 episódios “A casa do Mocho Sábio”, onde conjugou o trabalho de ator, músico e autor das canções e genérico do programa.

Em maio de 1997 participou em Cáceres no Festival Internacional da Música Mundial, “WOMAD” e, em 1999, participou no 36º Festival R.T.P. da Canção.

Os Patinhos da Sorte e exposição de Carlos Castilho

Após a atuação de Francisco Ceia, lugar para a inauguração da exposição de pintura “Simbiose”, da autoria de Carlos Castilho.

Esta mostra, que integra um conjunto de 50 quadros pintados a pastel e que patenteam até o dia 12 de agosto no Museu Municipal de Penamacor, resulta, segundo o autor, na junção de dois elementos no qual se dá a explosão do branco no preto.

A exposição é dedicada ao pai, José Castilho, filho de Penamacor e responsável pela vinda do autor para o concelho.

Carlos Castilho nasceu em Abrantes, tendo vindo para Penamacor apenas com 2 meses.

Engenheiro eletrotécnico de profissão, desde novo tomou o prazer pelas Belas Artes, sendo que se começou a dedicar “de forma mais séria” em 2012.

Eua como técnicas o Grafite, o Carvão, o Pastel e a Aguarela. A programação, os Lucky Duckies atuam na Zona Histórica de Penamacor, no dia 24 de julho, às 22h30.

The Lucky Duckies é uma banda portuguesa estreada no final da década de oitenta.

A sua estreia televisiva ocorreu em 1987 no programa Estúdio 4 da RTP1, apresentado por Luís Pereira de Sousa.

Inspirada em artistas dos anos 50 e princípios da década de 60 do século XX, The Lucky Duckies tiveram influências de cantores como Elvis Presley, Dean Martin, membro dos Rat Pack, Frank Sinatra e Sammy Davis Jr..

Atuaram em digressões pelo país e pelo mundo. Têm pisado os melhores palcos do país, destacando-se a concentração de Motos de Faro de 2010, vários concertos no palco 4 da Expo’98, o CCB, a Casa da Música no Porto, o CAE da Figueira da Foz, e os principais casinos da Península Ibérica, da Europa e de Macau. Os Lucky Duckies apresentam-se como uma banda revivalista portuguesa e prometem Vintage Swing, Rock’n’Roll e músicas originais.

Com mais de 30 anos de carreira, foram distinguidos com vários prémios, entre os quais o Prémio Prestígio de Carreira Internacional, pela RDP e RTP, aquando dos 25 anos de carreira do grupo.

Este evento terá em conta todas as medidas de segurança propostas pela Direção Geral de Saúde, relativamente à COVID-19, garantindo-se a saúde e segurança de todos os participantes, artistas e staff.

O Município de Penamacor continuará empenhado em colaborar com as entidades competentes para, dentro das suas capacidades e competências, poder contribuir para a mitigação dos efeitos do surto de Coronavírus junto das populações.

Apela-se ao cumprimento por parte de todos os participantes de todas a normas e regras de higiene e segurança estabelecidas no contexto pandémico atual.

O programa completo é o seguinte:

23 DE JULHO

21:00

Inauguração do evento

“Invasões Francesas na Beira Baixa” – Teatro comunitário

Biblioteca Municipal de Penamacor (Jardim das Tílias)

24 DE JULHO

19:00

Concerto Francisco Ceia

Inauguração da exposição “Simbiose” – Pintura de Carlos Castilho

Museu Municipal de Penamacor

22h30

Concerto The Lucky Dukies

Cimo de Vila (Zona Histórica)

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: