10.1 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 1, 2021
No menu items!
InícioNacionalIL vai concorrer a 51 concelhos com um total de 43 candidaturas...

IL vai concorrer a 51 concelhos com um total de 43 candidaturas próprias

A Iniciativa Liberal (IL) vai apresentar-se pela primeira vez às eleições autárquicas com 43 candidaturas próprias e sete em coligação, concorrendo a um total de 51 municípios, anunciou hoje a força política.

Em comunicado, o partido liderado por João Cotrim de Figueiredo dá conta de que a IL “aprovou para estas eleições autárquicas 43 candidaturas próprias, sete em coligação” e também vai apoiar um movimento de cidadãos, no concelho do Porto.

“O partido irá, portanto, concorrer em 51 concelhos”, de um total de 308 em Portugal (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) acrescenta a nota, produzida depois do 16.º Conselho Nacional do Iniciativa Liberal.

Ao todo, a IL vai contar com listas a 39 câmaras municipais, 40 assembleias municipais e 103 juntas de freguesia.

O partido também recebeu 112 propostas para coligações, das quais 105 foram rejeitadas.

“Os conselheiros liberais aprovaram hoje coligações em Arouca com PSD, CDS e PPM, Faro com PSD, CDS, PPM e MPT, Mealhada com PSD, CDS, PPM e MPT e São João da Madeira com PSD e CDS, somando-se às coligações já aprovadas no Conselho Nacional anterior em Beja, Covilhã e Matosinhos. Foi também aprovado o apoio ao movimento de cidadãos liderado por Rui Moreira no Porto”, completa o comunicado.

O Conselho Nacional da IL também aprovou a alteração formal da sede do partido para o Porto.

No Porto, a Iniciativa Liberal já tinha anunciado que vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do município.

Em 20 de março, em declarações à agência Lusa sobre as próximas eleições autárquicas, o presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, tinha assumido que o município do Porto seria uma das “exceções previsíveis à regra” das candidaturas próprias nas autárquicas, revelando então que já havia contactos com o movimento de Rui Moreira.

Naquelas que são as primeiras autárquicas a que o partido concorre, João Cotrim Figueiredo disse, na altura, que a expectativa do partido era ter “cerca de 50 candidaturas em concelhos que representam mais de 60% da população portuguesa”.

Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

As eleições autárquicas estão agendadas para 26 de setembro.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: