8.2 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioRegionalIdanha com fluxos migratórios positivos, pelo segundo ano consecutivo

Idanha com fluxos migratórios positivos, pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, o concelho de Idanha-a-Nova alcançou em 2020 um saldo migratório positivo, revelam os dados da Pordata.

Em concreto, Idanha-a-Nova somou mais 98 novos residentes do que pessoas que saíram do concelho, só no ano passado.

“Estamos a ganhar a batalha contra o despovoamento, com a inversão dos fluxos migratórios, que passaram a ser positivos. Ou seja, desde 2019 são mais as pessoas que entram do que as que saem do nosso concelho”, afirma Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Efetivamente, os números oficiais comprovam uma evolução muito positiva na atratividade do concelho idanhense, que está a conseguir inverter o êxodo demográfico que afeta há décadas o interior do país.

Após em 2019, o município ter atingido uma diferença positiva de 50 pessoas, em 2020 o valor dobrou para quase 100 pessoas.

Armindo Jacinto lembra que “por Idanha ser um concelho envelhecido, o número de novos residentes ainda não chega para fazer face à diferença entre o número de nascimentos e de óbitos. Isso nem o país está a conseguir”.

No entanto, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova realça que “ter um saldo migratório positivo –ainda para mais em dois anos consecutivos – é um sinal indiscutível de esperança no futuro”.

Outro indicador demográfico muito positivo, é o facto de Idanha estar entre os 50 municípios portugueses com maior número médio de filhos por mulher em idade fértil.

Cada vez são mais aqueles que escolhem viver em Idanha-a-Nova.

Um concelho que é sinónimo de qualidade de vida, com oportunidades profissionais e empresariais, rede educativa de excelência, oferta de saúde de qualidade e proximidade, segurança e habitação acessível.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: