16 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 17, 2021
No menu items!
InícioCulturaPrémio Internacional de poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco decorre a...

Prémio Internacional de poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco decorre a 23 e 24 de julho

A Junta de Freguesia de Castelo Branco irá organizar, nos próximos dias 23 e 24 de julho, a segunda edição do “II encontro ROIZ, lugares de poesia, Prémio Internacional de poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco”, na cidade de Castelo Branco.

A génese deste evento está intimamente ligada aos vínculos criados com a cidade de Salamanca desde o início do processo que culminou com a realização e atribuição do I Prémio Internacional de Poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco.

O Programa tem a sua abertura oficial prevista para as 19h00 do dia 23 de julho, na Ermida da Senhora de Mércules, com a receção a todos os convidados e participantes no Encontro  a ser feita por Leopoldo Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco e de Alfredo Pérez Alencart, Presidente do Júri do Prémio Internacional de Poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco.

Às 19h15, sensivelmente, e no mesmo local, terá início o momento musical e poético denominado “Palavras para João Roiz”, que encerrará o primeiro dia do encontro.

As atividades do dia 24 de julho iniciam-se às 10h30 da manhã, na Praça Cargaleiro, com o momento poético e musical “Encontro com Jorge Manrique”.

Uma hora depois, às 11h30, na Igreja de Santo António, na zona histórica de Castelo Branco, realiza-se o momento poético e musical denominado “Sentires no Feminino”, onde se realça a declamação de poesia por parte das poetisas convidadas para este encontro.

Salienta-se, também, o facto de se poder assistir a este momento, in loco, até a lotação da igreja estar completa (segundo as regras de segurança sanitária).

Às 18h00, no Jardim do Paço, terá lugar mais um momento poético e musical denominado “Leituras dos Mundos”, o último antes da Cerimónia de Entrega do II Prémio Internacional de Poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco, que terá lugar às 19h00 no Museu Francisco Tavares Proença Jr., que será o último ato da segunda edição do ROIZ.

A entrega dos prémios será feita por Leopoldo Rodrigues (Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco), José Augusto Alves (Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco) e por Alfredo Pérez Alencart (Presidente do Júri do Prémio Internacional de Poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco).

Recordamos, uma vez mais, os nomes dos vencedores da segunda edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado Cidade de Castelo Branco:

Língua Portuguesa: Joaquim Fernando Rana Fitas (Vencedor); Renato Filipe e Silva Cardoso (Menção Honrosa).
Língua Espanhola: Ernesto Luiz Orozco Román (Vencedor); Maria Alejandra Chemes (Menção Honrosa).

Do lote de artistas musicais já confirmados constam os seguintes nomes: Francisco Martins (Acordeão), Eduardo Aroso e Jorge Pires.

Aida Acosta (Espanha), Alfredo Pérez Alencart (Perú-Espanha), António Teixeira e Castro (Portugal), Artur Coimbra (Portugal), Carlos D’Abreu (Portugal), Fernando Fitas (Portugal), João Rasteiro (Portugal), Joaquim Colôa (Portugal), José Amador Martín (Espanha), José Pires (Portugal), Juan Carlos Martín Cobano (Espanha), Leocádia Regalo (Portugal), Luís Filipe Castro Mendes (Portugal), Manuel Costa Alves (Portugal) , Maria José Quintela (Portugal), Maria de Lurdes Barata (Portugal) Pompeu Miguel Martins (Portugal), Renato Filipe Cardoso (Portugal), Sara F. Costa (Portugal), Tomáz Acosta Píriz (Espanha) e Victor Oliveira Mateus (Portugal) são os poetas que vão participar no ROIZ.

As performances artísticas estarão a cargo do Grupo de Teatro Váatão, de Castelo Branco.

* Em virtude da situação pandémica provocada pela COVID-19, o programa do “ROIZ” será transmitido online, não só pelas normas impostas pela Direção-Geral de Saúde para a realização deste tipo de eventos, bem como pelo zelo em relação à segurança sanitária de todos os intervenientes do encontro.

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: