23.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 22, 2021
No menu items!
InícioCulturaApresentação do livro “Vale de Prazeres & Mata da Rainha, Monografia Histórica”

Apresentação do livro “Vale de Prazeres & Mata da Rainha, Monografia Histórica”

A Câmara de Comércio da Região das Beiras e o Professor Doutor Joaquim Candeias da Silva, vão apresentar o livro, Vale de Prazeres & Mata da Rainha, Monografia Histórica, no próximo dia 01 de Agosto às 17:30 no Largo de São Sebastião, em Vale de Prazeres, freguesia do concelho do Fundão.

Tomando como ponto de partida a origem da palavra “monografia” temos, do grego mónos que significa “única” e gráfein (graphein) que significa “escrita”.

Dessa forma a monografia é uma dissertação sobre um determinado objeto de estudo.

Acredito que  Vale de Prazeres e Mata da Rainha (União de Freguesias), é uma entidade que se tornou ÚNICA, e se tomarmos por objectivo, uma obra onde seja escrita um conjunto enorme de informações, análises e interpretações científicas que agreguem valor relevante à maior freguesia do concelho do Fundão, então, estamos perante uma obra notável.

Tudo surgiu com a página Vale de Prazeres Memórias e com o lançar dum repto, tal qual um anzol que se lança nas águas.

Uma simples questão: como se chamam os nascidos em Vale de Prazeres??!

Esta foi uma primeira pergunta. Depois surgiram outras. E foram-se juntando curiosidades, histórias, relatos, memórias, cartas, postais, fotografias…

E mais tarde juntou-se o homem que hoje aqui nos junta, o Prof. Dr Joaquim Candeias da Silva.

Um historiador que dedicou a sua vida em prol da história, um senhor que tem uma afinidade grande com este Vale Encantado, pois aqui viveu até aos seus seis anos de idade.

Foi ele que, em boa-hora, aceitou o desafio de um trabalho mais vasto e científico sobre a nossa freguesia, em prol da Cultura local, em prol da nossa identidade enquanto povo.

Em conjunto demos nome a quem não tinha nome, aos “Valeprazerenses”.

O livro, promovido pela Câmara de Comércio da Região das Beiras, é fruto do empenho e vontade do seu autor bem como da vontade da própria Câmara de Comércio em deixar um legado histórico para as gerações actuais e futuras.

A obra é destinada a todas as pessoas que tenham pelas Beiras e em especial por Vale de Prazeres & Mata da Rainha, União de Freguesias, um carinho especial.

Joaquim Candeias da Silva nasceu em 27 de Outubro de 1946, na freguesia da Orca, é licenciado em História pela Universidade de Coimbra, Mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras de Lisboa e Doutor em Letras (História) pela mesma Faculdade.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: