18.8 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Setembro 24, 2021
No menu items!
InícioNacionalPSD: Cláudia André acusa o Governo de apoucar sistema de ensino

PSD: Cláudia André acusa o Governo de apoucar sistema de ensino

Cláudia André, deputada do PSD eleita pelo distrito de Castelo Branco, acusou o Governo de estar a apoucar o sistema de ensino português.

Depois de alertar para os “resultados preocupantes” do TIMSS [Trends in International Mathematics and Science Study] e do IAVE, e do plano de recuperação das aprendizagens ter apenas sido publicado recentemente quando “outros países europeus o fizeram em março”, Cláudia André quer saber se “passados cinco anos letivos sob a sua governação, se o ministro da Educação sabe o que quer do sistema educativo português”.

Para a parlamentar, apesar dos resultados “cada vez mais reveladores que estamos a regredir a despreocupação com as aprendizagens acabar por ser confirmada”.

Exemplo disso é o despacho nº6605-A/2021 de 6 de julho que define os mínimos, mas retira dos planos os máximos ambicionados.

Cláudia André acusa o Governo de pelo presente despacho “retirar ambição e desígnio, apoucando a importância do conhecimento, da informação, dos alunos e dos professores”.

A deputada, professora de profissão, afirmou ainda que o ministro “reduziu os currículos a um mínimo em que basta chegar ao trivial” e que “o aparente sucesso iludirá os seus alunos e encarregados de educação de que tudo corre bem apesar de poder estar a colocar em causa a possibilidade de ascensão social dos próprios”.

Por fim, Cláudia André questionou Tiago Brandão Rodrigues no sentido de saber se o ministro “governa para os alunos e para o país ou se governa para satisfazer os seus próprios caprichos políticos”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: