Decorreu na última 3ªfeira, dia 27 de julho, o webinar de apresentação do Projeto ‘Terras Altas de Portugal 2.0’, uma iniciativa financiada pelo Compete2020 de apoio à Internacionalização das empresas do setor agroalimentar, ligadas às fileiras do Vinho, Azeite, Fruta, Carnes e Enchidos, Queijo e Recursos Silvestres das regiões das Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Viseu Dão Lafões, Douro e Terras de Trás os Montes.
O projeto tem como mercados alvo a Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo e Espanha. Este grupo de países, á exceção do Luxemburgo, fazem parte do top 10 dos países importadores de produtos portugueses do setor agroalimentar.
Constituem atividades do projeto, entre outras:
– O desenvolvimento de uma plataforma de apoio à internacionalização das PME;
– Desenvolvimento de ações de prospeção internacionais;
– Visitas de reconhecimento de prospetores internacionais;
– Participação em feiras internacionais e outras ações de promoção internacional;
– Elaboração de guias de mercado.
Com este projeto pretende-se melhorar a competitividade das empresas do setor agroalimentar e alavancar o seu crescimento internacional, promovendo oportunidades de negócios, assim como proporcionar experiências de internacionalização, através da participação em roadshows e missões inversas.
Pretende-se ainda a criação de uma rede de suporte e de cooperação entre as empresas e com entidades parceiras, que se mantenha para além do términus do projeto.
A sessão de apresentação do Terras Altas de Portugal, contou com a presença da Dra. Rita Araújo, vogal do Conselho de Administração da AICEP e dos Presidentes das Associações Empresariais promotoras do projeto, nomeadamente a AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, AIRV – Associação Empresarial de Viseu, NERBA – Associação Empresarial do distrito de Bragança e NERVIR – Associação Empresarial de Vila Real. A sessão foi moderada pela jornalista Patrícia Matos.