18.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 21, 2021
No menu items!
InícioNacionalCensos 2021: Vila de Rei é o concelho que menos população perdeu...

Censos 2021: Vila de Rei é o concelho que menos população perdeu no distrito

O Concelho de Vila de Rei é o que menos perdeu população no distrito de Castelo Branco ao longo da última década, de acordo com os resultados preliminares já conhecidos dos Censos 2021.

Entre os 13 Municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Vila de Rei surge também numa posição de destaque, sendo o quarto Concelho a perder menos população.

O Concelho de Vila de Rei perdeu 5,1% da população entre 2011 e 2021, num valor inferior à média da CIMT, que foi de 7,5%, e do distrito de Castelo Branco, que se cifrou nos 10,3%.

Em relação ao número de alojamentos, os dados dos Censos 2021 mostram um aumento de 3,84%, num total de 114 novos alojamentos criados no Concelho de Vila de Rei ao longo da última década.

Ricardo Aires, Presidente da Autarquia Vilarregense, afirma que “os números agora conhecidos dos resultados preliminares dos Censos 2021 mostram que as políticas de fixação da população tomadas pelo Município de Vila de Rei têm dado os seus frutos. Comparativamente com os concelhos vizinhos, quer do distrito quer da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Vila de Rei apresenta números que podemos considerar positivos e queremos continuar a lutar para que mais gente se possa fixar e viver no nosso Concelho. Contudo, os dados agora conhecidos mostram um agravamento da perda de população nos territórios do interior do País, mostrando que é urgente unir esforços para reforçar as políticas públicas e inverter esta tendência de decréscimo populacional no interior. Necessitamos, com urgência, de políticas que visem o desenvolvimento económico e social do interior do País, diminuindo as assimetrias e dando melhores condições para que mais pessoas se possam fixar nestes concelhos.”

Os resultados preliminares dos Censos 2021 estão disponíveis em https://censos.ine.pt/scripts/db_censos_2021.html.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: