12.3 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 28, 2021
No menu items!
InícioRegionalMapas Natureza está esta semana na Serra da Estrela

Mapas Natureza está esta semana na Serra da Estrela

Aldeia Viçosa, Trinta e Vila Soeiro, no município da Guarda, recebem, nesta semana, o projeto Mapas Natureza, com atividades abertas ao público entre os dias 6 e 8 de agosto.
 
A ter lugar entre julho e outubro deste ano, o Mapas Natureza vai levar concertos, criação colaborativa, instalações, documentários, piqueniques, caminhadas performativas e atividades a Sicó/Alvaiázere, Serra da Estrela, Serra da Lousã, Geopark Naturtejo, Vouga-Caramulo, Serras d’Aire e Candeeiros, Malcata, Açor, Vale do Côa e Gardnha
Serão mais de 50 artistas, da música às artes plásticas, a percorrerem dez destinos naturais portugueses num programa que propõe o encontro entre a natureza, as comunidades e as artes.
 
Com um formato concebido especificamente para realizar ao ar-livre e cumprindo as regras de segurança determinadas pelas autoridades de saúde, o programa itinerante dos Mapas Natureza vai prolongar-se por dez fins-de-semana, a valores de património natural e cultural classificados nos municípios integrados no projeto.
Partindo das histórias dos territórios e das pessoas que nele habitam, foram criados quatro documentários em cada uma das localidades, que serão exibidos ao longo de projeto sempre com tradução em língua gestual.
Paralelamente, será lançado um projeto de Rostografia que retrata caras e desejos dos habitantes dos territórios abrangidos. 
 
Serão ainda criados marcos visuais e no campo da música, há espaço para concertos em nome próprio e abrem-se palcos para cruzamentos entre grupos locais e músicos de outros paragens, como Dada Garbeck + Associação Raiz de Trinta.
Tendo como objetivo contribuir para a dinamização da economia local e da busca turística das áreas naturais classificadas da região Centro de Portugal, os Mapas Natureza ainda vão identificar um conjunto de trilhos pedestres, a ser ativado por caminhadas performativas.

Apontado para o cruzamento inter geracional, o programa do evento dediporta uma atenção especial para as atividades familiares e de encontro.
Piqueniquescom ativações do projeto Jogos do Helder e propostas para brincar em espaço natural orientadas pelos projetos Brincar na Rua, o Geoparque Estrela ou o Catrapum Catrapeia são alguns dos atrativos do programa dedicado aos mais novos.
 
Dar eco a uma narrativa do real que, a partir da memória do indivíduo e da vida se guia pela arte, está esta a missão desta primeira edição do Mapas Natureza.

Promovido pela iNature, o programa completo pode ser consultado em mapas-natureza.pt.

O Mapas Natureza é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do CENTRO2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

 
PROGRAMAÇÃO MAPAS NATUREZA
6 a 8 de agosto, Serra da Estrela

sexta-feira, 6 de agosto (Aldeia Viçosa – Largo 25 de abril)
21h00 Omiri (Concerto)
22h00 Pessoas-Mapas (Projeção)
 
sábado, 7 de agosto (Trinta)
16h00 Carlos Fernandes, Paulo Lima e Pedro Gadanho (Conversa)
17h00 Pedro Novo (Instalação)
18h00 Dada Garbeck + Associação Raiz de Trinta (Co-criação)
21h30 Pessoas-Mapas (Projeção)
 
domingo, 8 de agosto (Vila Soeiro)
10h30 Se as rochas falassem (Caminhada) – dinamizado pela Associação Geopark Estrela
12h00 Piquenique
12h30 Jogos do Helder
14h00 Brincar à Descoberta da Estrela – dinamizado pela Associação Geopark Estrela
15h00 Jogos de Água
 
O evento é gratuito e a participação assegurada por ordem de chegada, limitada à lotação máxima.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: