23.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 28, 2021
No menu items!
InícioRegionalPolitécnico da Guarda lança curso para promover atividade física e combater...

Politécnico da Guarda lança curso para promover atividade física e combater doenças crónicas

A nova licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde arranca no próximo letivo e irá capacitar técnicos na área do exercício físico e da promoção da saúde. Instituto Politécnico da Guarda abre 42 novas vagas nas suas escolas para o ano letivo 2021-2022. 

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG)vai ter uma nova licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde.

A formação arranca em outubro e irá capacitar profissionais do desporto para atuar com competência na área do exercício físico direcionado para a promoção da saúde, tanto em populações aparentemente saudáveis como nas que possuem determinadas condições clínicas especiais (doentes crónicos, crianças, jovens, grávidas ou idosos).

“Esta formação foca-se na prática da atividade física como promotora da saúde, contrariamente à maior parte das licenciaturas em Desporto, que oferecem uma formação cuja componente prática se centra sobretudo no treino e na melhoria da performance desportiva em modalidades como o futebol, a ginástica ou a natação”, afirma Carolina Vila-Chã, coordenadora da formação.

“Este curso visa formar profissionais para o trabalho em ginásios, estúdios ou box’s de crossfit. Pretende-se que tenham um conhecimento profundo das características fisiológicas, psicológicas e mecânicas do ser humano e sejam capazes de planear e adaptar as sessões de exercício físico, não só à população aparentemente saudável, mas especialmente a quem tenha problemas de saúde”.

Esta licenciatura terá a duração de três anos e irá formar técnicos de desporto especializados em avaliação da condição física e desenvolvimento de programas de atividade física, em treino personalizado e em atividades de fitness.

Da Anatomia Funcional à Biomecânica, passando pela Fisiologia Humana e pela Aprendizagem e Controlo Motor, as unidades curriculares desta licenciatura estão desenhadas para que os futuros profissionais sejam autênticos agentes de saúde.

A licenciatura vai ao encontro de um dos objetivos do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde: o de capacitar os profissionais de saúde e promover alterações estruturais para a promoção da atividade física.

“Perspetiva-se que a médio-longo prazo haja uma aposta cada vez mais forte na prevenção de problemas de saúde através do incentivo da prática de atividade física”, afirma Carolina Vila-Chã.

“Pretende-se que estes técnicos do desporto sejam promotores de saúde e que possam vir a ser enquadrados num futuro próximo em instituições públicas que implementem programas comunitários para a população”.

IPG reforça vagas para o ano letivo 2021-2022

O Politécnico da Guarda vai ter mais 42 vagas para o próximo ano letivo 2021-2022.

Para além das 25 vagas abertas para a nova licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde, o Instituto reforçou os cursos de Engenharia Informática; Comunicação Multimédia; Desporto; Gestão e Marketing com mais 17 vagas.

“Aumentámos o número de vagas para os cursos que consideramos estratégicos para a oferta formativa do IPG, nomeadamente os ligados a competências digitais, a Ciências dos Dados, às Tecnologias, à Gestão, à Comunicação e ao Desporto”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

“O Politécnico da Guarda tem-se empenhado em preparar profissionais em áreas inovadoras que qualifiquem as empresas e organizações nacionais e regionais. Formar profissionais de alto nível nas escolas superiores do IPG tem sido a nossa principal aposta”.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: