23.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 28, 2021
No menu items!
InícioCulturaHistória de Pedrógão Pequeno retratada em livro

História de Pedrógão Pequeno retratada em livro

O livro «Pedrógão Pequeno – uma história milenar», da autoria de Rui Pedro Lopes, vai ser apresentado no próximo dia 14 de agosto, no Monte de Nossa Senhora da Confiança, em Pedrógão Pequeno.

Esta obra, editada pela Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno, com o apoio do Município da Sertã, retrata mais de três mil anos de história de um território que chegou a ser sede de concelho entre os séculos XV e XIX.

Ao longo de 378 páginas, é possível conhecer melhor os factos e protagonistas de muitos episódios marcantes da história de Pedrógão Pequeno, desde os primeiros povoadores até à atualidade.

A obra lança também um olhar sobre aspetos menos conhecidos da vida local, aprofundando novas linhas de investigação, que se abriram com a sinalização de vários arquivos existentes na freguesia, designadamente o da Paróquia e o da Santa Casa da Misericórdia.

As dimensões social, cultural, económica, religiosa e desportiva são igualmente motivo de atenção neste livro, que dedica algumas das suas páginas às coletividades locais e aos lugares da freguesia.

Para José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, que assina o prefácio da obra, “Pedrógão Pequeno merecia uma obra assim, à altura dos seus pergaminhos históricos e que fizesse jus ao seu passado”.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: