12.3 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 28, 2021
No menu items!
InícioRegionalPenamacor: Academia Explorar e Aprender terminou mais uma edição de verão

Penamacor: Academia Explorar e Aprender terminou mais uma edição de verão

A Academia Explorar e Aprender regressou ao concelho de Penamacor entre os dias 12 e 30 de julho para mais uma edição de verão.

A iniciativa, destinada  a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e os 13 anos, residentes no concelho de Penamacor incluiu jogos didáticos, insufláveis, paintball, atividades de educação ambiental, ateliês de ciências, tiro ao alvo, jogos tradicionais, waterball, bubble soccer, slide e splash, air bungee, trampolim e piscina.

Apesar da conjuntura pandémica atual, esta edição da atividade alcançou os objetivos desejados, salvaguardando sempre a saúde e segurança de todo o staff e crianças participantes e cumprindo-se todas as medidas de segurança propostas pela Direção Geral de Saúde, relativamente à COVID-19.

De salientar a colaboração das entidades externas que participaram na iniciativa e que foram determinantes para que a mesma alcançasse o sucesso pretendido.

Atividades diversas em Penamacor

A Academia Explorar e Aprender é um projeto promovido no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Município de Penamacor (PIICIE), que consiste na realização de um conjunto de atividades de âmbito desportivo, educativo, cultural, artístico, tecnológico e científico, durante o período de férias escolares das crianças e jovens, potenciando assim o papel da escola, os recursos endógenos da região e a realização de parcerias externas, por forma a diversificar o maior número de atividades sociopedagógicas.

O projeto tem como objetivos responder das crianças, jovens e pais/encarregados de educação na ocupação do tempo livre de forma ativa e saudável, numa componente de apoio à família, nos períodos de férias letivas; proporcionar a realização de atividades diversificadas, promovendo o desporto, o conhecimento, o divertimento e a partilha de experiências; e minimizar a perda de competências das crianças e jovens quando se encontram em período de férias letivas prolongadas.

O PIICIE é um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa em parceria com o Município de Penamacor.

O projeto é financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: