8.2 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioDesportoBasquetebol masculino do IPCB em quarto lugar nos Campeonatos Nacionais Universitários

Basquetebol masculino do IPCB em quarto lugar nos Campeonatos Nacionais Universitários

A conquista do quarto lugar nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), depois da estreia nas últimas eliminatórias de basquetebol masculino, confirmou o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) como uma das melhores instituições de ensino superior na modalidade, sendo o único politécnico nos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Esta foi mesmo a melhor época de sempre da equipa albicastrense, o que deixa grandes perspetivas para a próxima temporada.

Organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário e adiada devido à pandemia por Covid-19, a edição de 2021 da festa maior do desporto do ensino superior português decorreu em julho na Covilhã e no Fundão, contando com as formações masculinas e femininas de duas dezenas de clubes, as quais disputaram dez títulos nas modalidades de andebol, basquetebol, futsal, voleibol, futebol 11 e rugby 7.

O encontro inaugural com a Universidade de Coimbra, partida renhida em que o IPCB apenas fraquejou no último período, rematou nos 38-59.

Seguiu-se o jogo com a Nova, que os albicastrenses dominaram desde o início, mas a adversária reduziu a diferença no marcador para os 49-47.

Apesar das réplicas, o politécnico dominou no mano a mano com o Instituto Universitário de Lisboa, fechando nos 46-57.

Já as meias-finais opuseram a académica da Universidade de Aveiro, várias vezes campeã, e Castelo Branco, num jogo de alto nível que se ficou pelos 84-54,enquanto que a cidade dos estudantes revalidou o título nacional ao derrotar o Minho.

Na disputa do 3.º e 4.º lugares, luta excelente até metade, as dificuldades do IPCB no jogo exterior e interior com os bracarenses não permitiram segurar a liderança, fechando o resultado nos 59-64.

Graças à parceria com a Associação de Basquetebol Albicastrense (ABA) e à tutoria do treinador João Rocha, docente da licenciatura de Desporto e Atividade Física da Escola Superior de Educação do IPCB e coordenador da ABA, esta é uma das modalidades em que os alunos do Politécnico de Castelo Branco beneficiam da prática desportiva contínua e sistemática, tendo em vista a evolução dos jogadores.

Ao longo do último ano letivo os estudantes atletas da equipa conjunta têm vindo a realizar treinos diários de três horas, cinco dias por semana, o que se traduz em mais de uma centena de treinos de basquetebol e de desenvolvimento físico.

Para lá dos jogos ao fim de semana, as prestações cada vez mais elevadas permitem-lhes competir na segunda divisão nacional e participar nos CNU.

É o caso de Afonso Dias, Alexandre Gonçalves, André Santos, Carlos Esteves, Diogo Cruz, Ericles Jesus, Hélio Mendonça, Ivan Jorge, Manuel Oliveira e Marcelo Ramos, que representaram a instituição nestas últimas provas, juntando-se-lhes Bruno Barros, Duarte Jorge, Guilherme Bastos, Hélio Correia, Helton Pina, Jasson Ravlin, Marcus, Max e Ricardo Domingos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: