19.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioRegionalPolitécnico de Castelo Branco recebe segunda edição da Escola de Queijeiros

Politécnico de Castelo Branco recebe segunda edição da Escola de Queijeiros

Depois do sucesso da edição de estreia, é já a 27 de setembro que arranca mais uma “Escola de Queijeiros”.

A ação formativa, liderada pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e integrada no Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, envolve 14 entidades, das comunidades intermunicipais às associações e academias, entre elas o IPCB.

O objetivo é o de capacitar empreendedores que pretendam desenvolver projetos de implementação ou ampliação no setor agroalimentar, dando-lhes a conhecer as principais técnicas de produção de queijo com DOP – Denominação de Origem Protegida nas regiões da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal.

A iniciativa é coordenada pelos politécnicos de Castelo Branco, Viseu e Coimbra, e irá decorrer de novo nas respetivas escolas superiores agrárias, disponibilizando dez vagas em cada uma delas, num total de trinta.

O curso tem a duração aproximada de duas semanas, abrangendo 80 horas de formação em período laboral,prevendo-se que termine em outubro.

A componente teórica contempla conteúdos como introdução à produção de queijo, boas práticas de higiene e fabrico ou segurança alimentar, enquanto que a parte prática decorre em queijaria.

Os interessados, detentores da escolaridade mínima obrigatória,deverão ter entre 18 e 40 anos, residir na área geográfica em causa e ter frequentado com sucesso a Escola de Pastores.

As candidaturas podem ser apresentadas até 12 de setembro através do formulário eletrónico disponível em https://forms.gle/PrMXcXiddR8tucnD6, ou nas instalações da Inovcluster em Castelo Branco e através do telefone 272 349100.

Informação adicional encontra-se em: https://queijoscentrodeportugal.pt/2021/08/16/2a-edicao-da-escola-de-queijeiros/.

Financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro destina-se a apoiar os agentes do setor na resolução dos principais estrangulamentos da cadeia de valor dos queijos tradicionais, desde o produtor de leite até ao consumidor.

Trata-se de gerar competitividade e de fortalecer um dos principais produtos endógenos deste território, com particular potencial de inovação e crescimento, criando condições para o reforço da sua produção, certificação e promoção.

Além da Escola de Queijeiros, o programa envolve projetos piloto como os Bancos de Terras, a Escola de Pastores ou o Vale Pastor.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading