20.4 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 27, 2021
No menu items!
InícioRegionalMutualista Covilhanense assina protocolos com hospital em Viseu e com médico especializado...

Mutualista Covilhanense assina protocolos com hospital em Viseu e com médico especializado em tratar doentes com Fibromialgia

No último dia 1 de setembro, a Mutualista Covilhanense assinou dois novos protocolos: um com a Casa de Saúde São Mateus – Hospital, com sede em Viseu, e outro com o médico e professor José Luís Arranz Gil, numa cerimónia que decorreu no auditório multimédia da Associação.

A assinatura do protocolo de cooperação institucional com a Casa de Saúde São Mateus – Hospital prevê o acesso dos associados da Mutualista Covilhanense aos serviços prestados naquele hospital privado, que conta com diversas especialidades médicas.

A Casa de Saúde São Mateus – Hospital, em Viseu, conta com uma área hospitalar de mais de 13.500m2,  inserida num novo edifício com oito pisos dotado de quatro salas de Bloco Cirúrgico, 70 camas de internamento, Atendimento Médico Permanente (24 horas), equipa para serviço médico e de enfermagem ao domiciliário, mais 35 gabinetes de Consulta Externa para diversas Especialidades Médicas, para além de várias unidades médicas diferenciadas, como a Unidade de Pediatria, a Unidade da Mulher, a Clínica do Coração, os Serviços de Fisioterapia e Reabilitação ou, ainda, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Convalescença.

Os associados da Mutualista Covilhanense terão acesso a um Cartão de Saúde deste hospital, além de prioridade no agendamento de consultas ou exames e direito a benefícios exclusivos.

Nelson Silva

Tratamento contra a Fibromialgia

O evento contou ainda com a assinatura de um protocolo de cooperação institucional com o médico e professor José Arranz Gil, que tem por objeto a cedência das instalações da Mutualista Covilhanense para a realização de um estudo focado na Neuroestimulação Magnética Transcraniana de baixo campo em doentes de Fibromialgia.

O estudo acima mencionado, coordenado por este especialista, será levado a cabo em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e com o Laboratório de Bioelectromagnetismo da Universidade Politécnica de Madrid.

José Arranz Gil é Doutorado na Universidade de Alcalá e Henares (Madrid) com grau de excelência, Professor Associado Convidado de Patologia Geral da Faculdade de Medicina da UBI. Atua na área da medicina geral e familiar com Mestrado em Terapia Neuronal pela Universidade Autónoma de Barcelona, Mestrado em Resolução de Problemas Clínicos pela Universidade de Alcalá, Especialização Universitária em Ozonoterapia, Medicina Bioreguladora e Terapia Neuronal pela Universidade Alcalá e em Bases Anatómicas e de Anestesia Loco-regional pela Universidade Complutense de Madrid.

No documento formalizado são ainda assumidos três compromissos: este profissional de saúde dará consultas de Fibromialgia no Centro Clínico da Mutualista Covilhanense; a instituição disponibilizará as suas instalações para a realização de palestras, workshops e sessões de esclarecimento focados na educação para a saúde, em temáticas que se considerarem pertinentes, com especial incidência em temas relacionados com a Fibromialgia e ambas as partes agilizarão o lançamento das bases necessárias à criação de uma Unidade de Fibromialgia e Síndrome de Sensibilidade Central na Mutualista Covilhanense, de forma a possibilitar aos doentes de fibromialgia usufruírem deste tratamento caso se comprove a sua utilidade clínica.

Segundo Nelson Silva, presidente da Direção da Mutualista Covilhanense, “estes dois protocolos mostram a importância da área da Saúde nos serviços prestados pela Associação aos seus associados, utentes e clientes”.

Este responsável ressaltou ainda que,“ter como parceira a Casa de Saúde São Mateus – Hospital visa ampliar o leque de especialidades médicas, com profissionais de qualidade, aos associados da Mutualista”.

Sobre o protocolo celebrado com o médico e professor José Arranz Gil, Nelson Silva disse “ser fundamental possibilitar à comunidade local acesso a este tipo de tratamento que atinge muitos utentes na região da Cova da Beira”.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da Casa de Saúde São Mateus – Hospital, Carlos Lemos, afirmou que “parcerias como esta com a Mutualista Covilhanense fazem todo o sentido sobretudo pela credibilidade dos projetos que têm em mão, dos quais destacamos não só a dinâmica da Farmácia em instalações próprias, o apoio social prestado na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, a capacidade de proximidade que têm garantido com recurso à Unidade de Saúde Móvel, mas, sobretudo, também pelos vários projetos de crescimento futuros que estão apresentados para desenvolver quer na Covilhã, quer com outros municípios vizinhos”.

Carlos Lemos destacou também que o “protocolo assinado garante um conjunto base de condições e benefícios aos associados da Mutualista Covilhanense encontrando, desta forma, uma resposta objetiva de cuidados médicos neste que é o primeiro Hospital Privado de Viseu, uma referência na Região”.

Segundo os seus responsáveis, “a Casa de Saúde São Mateus – Hospital nos seus 60 Anos de Experiência Consolidada em Saúde continua a manter forte a sua presença em Viseu e para a Região, sobretudo na Região Centro. Depois de um investimento superior a 20M€ aplicado quer na triplicação da área útil hospitalar, quer sobretudo na mais moderna tecnologia ao serviço das Especialidades Médicas, ou ainda nas quatro salas de Bloco Operatório, e também das condições de Internamento Médico em mais de 60 camas em enfermaria das quais se destacam as 25 camas dedicadas na Unidade de Convalescença protocolada com a RNCCI, é essencial para o Grupo Embeiral Vida dar continuidade a uma estratégia de expansão e diversificação dos seus investimentos e infraestruturas na área da Saúde e do Desenvolvimento Social sobretudo para o mercado geriátrico”.

O evento contou com a presença do reitor da UBI, Mário Raposo, e de Miguel Castelo Branco, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde deste mesma universidade, além de outros nomes de vulto da região, como o escritor João Morgado.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: