18.8 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 22, 2021
No menu items!
InícioNacionalChá Camélia propõe um workshop de ritual do produto

Chá Camélia propõe um workshop de ritual do produto

Nos dias 10 e 12 de Setembro, os amantes do chá podem associar a arte cerâmica do Raku e fazerem  sua própria taça, para depois degustarem a bebida, e celebrarem o ritual do chá

No regresso das férias e no recomeço de mais um ano de trabalho, a Chá Camélia propõe aos amantes de chá um workshop que junta o ritual do chá com a criação de duas taças de chá em raku feitas por si.

Além do simbolismo e da beleza do ato da criação, esta complementaridade inegável permite criar bons momentos de actividade e convívio em torno desta bebida milenar.

O workshop estará dividido em dois dias: no primeiro, a 10 de Setembro, das 17h às 20h, os participantes farão duas taças de chá (chawan) em Raku, uma forma mais natural de trabalhar o barro.

Esta técnica cerâmica originária do Japão, onde surgiu no século XVI, foi desde o início associada à cerimónia do chá.

No atelier do ceramista João Carqueijeiro, em Matosinhos, cada pessoa modulará duas taças de chá destinadas à cerimónia.

No segundo dia, 12 de setembro, já na plantação Chá Camélia, no Fornelo, os participantes irão vidrar as suas taças e queimá-las directamente no fogo.

Depois, esta criação será celebrada com um ritual do chá inspirado na cerimónia japonesa, conduzido por Erika Kobayashi.

“Este workshop pretende unir dois mundos que se complementam – o da cerâmica, cuja arte também nasce das mãos de cada um, e o do chá, universo intimista e muito pessoal”, afirma Nina Gruntkowski, fundadora da chá Camélia em parceria com Dirk Niepoort.

“Achámos que fazia sentido juntá-los, e proporcionar momentos memoráveis e bem passados”.

As taças feitas por si terão certamente outro sabor – e servirão para provar os chás da única plantação de chá na Europa continental.

No fim, levará para casa a recordação de um momento ímpar, e terá duas taças de raku nascidas das suas próprias mãos para imortalizar essa imersão no mundo do chá.

Ritual do chá

Inscrições em info@chacamelia.com

Máximo de 12 participantes

Preço: 100€ por pessoa

Morada:

– Dia 10 de Setembro, das 17h às 20h –  Rua Vasco Santana, 70-MO, 4460-436 Senhora da Hora, Matosinhos

– Dia 12 de Setembro, das 14h às 19h – Rua das Escolas Novas 605, 4485-122 Fornelo

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: