10.1 C
Castelo Branco
Terça-feira, Dezembro 6, 2022
No menu items!
InícioRegionalEncontro Cívico em Alcains dedicado aos Animais Domésticos

Encontro Cívico em Alcains dedicado aos Animais Domésticos

Ermida de Santa Apolónia, dia 12, domingo, às 9 horas  

A Alma Azul promove no próximo dia 12 de setembro, domingo, a partir das 9 horas, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, mais um dos seus Encontros Cívicos, desta vez dedicado à questão dos Animais Domésticos.

O bem-estar animal é cada vez mais uma questão contemporânea e comunitária que envolve opiniões e conceitos diversificados, desde logo a questão da sua reprodução e exploração para a alimentação humana; mas também a utilização dos animais em jogos ou espetáculos.

Excluídos os animais de criação: galinhas, coelhos e suínos; que gradualmente foram substituídos por matadouros profissionais, a questão que envolve o quotidiano dos animais é o seu acolhimento em casa: desde os gatos e cães até aos periquitos e às catatuas, mas também os porquinhos-da-índia e outros animais exóticos.

Percorrer hoje um qualquer hipermercado é encontrar corredores exclusivos para animais, não só de produtos para a sua alimentação, mas brinquedos e outros utensílios com que o mercado responde à procura de quem adota um animal doméstico.

São estas algumas das questões que se vai discutir no Encontro Cívico – Animais Domésticos, para o qual a organização convida pessoas com ou sem animais domésticos, criadores de cães e veterinários.

Será uma troca informal e aberta de informação e argumentos, como é habitual nos Encontros de debate e partilha.

Recorda-se que o primeiro Encontro Cívico em Alcains, promovido pela Alma Azul, realizou-se em setembro de 2017, há exatamente quatro anos, e teve como tema: Propostas Culturais para a Vila de Alcains, nesse ano também de eleições autárquicas, em que os convidados foram os responsáveis das Listas concorrentes à Freguesia de Alcains.

A filosofia inicial mantém-se, com propostas de desenvolvimento à participação cívica dos cidadãos na causa pública.

Gato

E o aprofundamento da democracia participativa continua a ser um ponto importante para a realização destes Encontros que apostam na multiculturalidade e na integração social dos residentes em Alcains, acolhendo todos os que têm um contributo importante para partilhar, fruto do seu trabalho profissional ou de voluntariado.

“O Encontro Cívico – Animais Domésticos” é aberto, mas pedimos a todos os interessados que se inscrevam através da morada eletrónica: alma.azul.1999@gmail.com para uma melhor organização do espaço, com distanciamento e desinfeção, segundo as indicações dos serviços de saúde pública.

O Encontros Cívico integra o Programa: “Do Verão ou Outono – Alma Azul em Alcains”, com que a produtora de atividades culturais, com sede em Alcains, desde 2016; assinala os 50 Anos da Vila = 1971-2021.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: