8.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 28, 2021
No menu items!
InícioNacionalProjeto do IPG vence primeiro lugar do concurso nacional de inovação “Link...

Projeto do IPG vence primeiro lugar do concurso nacional de inovação “Link Me Up”

A ideia pretende inovar o setor agroalimentar no Espaço com recurso à impressora 3D, à realidade virtual ou ao cultivo no Espaço. Entre 13 projetos apresentados, o “Space Food Ideation” foi o vencedor dos concursos nacionais do Link Me UP. A equipa foi premiada com um cheque no valor de 5 mil euros.

O projeto “Ideação Alimentar Espacial” desenvolvido por estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) – em parceria com as associações Inovcluster e Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA) – venceu o pré-primeiromio dos concursos nacionais do projeto Demola, inserido no Link Me Up – 1000 ideias.

A cerimónia de atribuição dos prémios decorreu no Instituto Politécnico de Santarém, na semana dedicada ao empreendedorismo.

“Esta distinção é o reconhecimento da qualidade e da inovação dos projetos desenvolvidos no IPG, tanto por estudantes, como por docentes”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

“Estamos empenhados em criar ambientes de trabalho conjunto entre estudantes, docentes, investigadores e empresas. A estreita ligação que o IPG mantém com a indústria permite-nos antecipar as necessidades do mercado de trabalho, capacitando os nossos estudantes para se tornarem empreendedores e/ou aumentarem a competitividade das empresas onde irão trabalhar”.

“Ideação de Comida Espacial” é um projeto para melhorar a qualidade das refeições no Espaço.

O objetivo é permitir que os astronautas e turistas espaciais passem a consumir refeições com sabor – ao invés das habituais massas e alimentos desidratados – através de técnicas como, por exemplo, o cultivo hidropó, impressão de alimentos sólidos em 3D ou embalagens.

“É imenso com orgulho que vejo este projeto ser distinguido ao nível nacional”, afirma Teresa Paiva, docente no IPG e coordenadora do projeto.

“Sempre acreditei nesta ideia e pensei que poderia vir a estar no pódio do concurso. Os alunos estão à altura do desafio e fizeram uma apresentação competente e profissional do projeto, o qual acabou por ser distinguido com o primeiro prémio no valor de 5.000 euros”.

Entre os 13 projetos a concurso, venceu a ideia da equipa constituída pelos alunos do IPG Breno Oliveira, Catarina Arada, João Rodrigues, Leonor Rodrigues, Nuno Craveiro e Raquel Pinho e por elementos das associações Inovcluster e CATAA.

O grupo criou diferentes cenários de experiências gastronómicas, os que poderão vir a ser desenvolvidos por empresas do setor agroalimentar.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: