14.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 20, 2021
No menu items!
InícioNacionalApresentação do livro “Quotidiano San” na UCCLA

Apresentação do livro “Quotidiano San” na UCCLA

Uma viagem pelo passado, presente e futuro da comunidade San, no sul de Angola, o seu estilo de vida nómada, as suas atividades, gentes e mudanças são revelados no livro “Quotidiano San” que o autor Salvador Ferreira irá apresentar no dia 24 de setembro, às 18 horas, no auditório da UCCLA.

Com a chancela da Caxinde Editores e Livreiros, o livro será apresentado por Vítor Ramalho, Secretário-geral da UCCLA, e haverá leitura de textos por Victor Hugo Mendes.

Sinopse:

“O quotidiano San é um livro que convida as pessoas a uma viagem ao passado, presente e futuro da comunidade San de Angola. Visa ajudar no entendimento da transformação do seu estilo de vida nómada para algo diferente aproximado ao sedentário mas que, apesar disso, continua a realizar actividades típicas de nómadas. Realça a sua longa trajetória de mudanças, que começou com a migração Bantu e a colonização europeia, e continua até hoje”.

Biografia:

SALVADOR FERREIRA, Santinho para os amigos, Kyfwas para os colegas de escola, Kaysete para a família – um homem, três identidades mas apenas uma personalidade, 53 anos de idade, nasceu no Cuanza Norte, em Angola. Estudou Ciências Agrárias no Tchivinguiro, Licenciado em Economia e Estudos Sociais pela Universidade de Swansea, Reino Unido, Mestre em Planificação e Gestão de Desenvolvimento Social. Nos últimos 25 anos, foi Gestor de Projetos em organizações não-governamentais (Development workshop, ADRA Nacional, Médico Internacional), entre 2008 a 2017, trabalhou na BP Angola como Conselheiro de Projetos de Investimento Social, entre 2012 e 2014 (em comissão de serviço) e posteriormente entre 2017 e 2019, trabalhou no Instituto Nacional de Estatística como coordenador estratégico para o Recrutamento e Formação do Censo 2014 e Coordenador Adjunto do Projeto Estatístico de Angola financiado pelo Banco Mundial. Atualmente desempenha as funções de Assessor do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola.

Em 2011, publicou o livro “Parceria Público Privada em Angola – Uma experiência sobre o Microcrédito”, que aborda a perspetiva teórica e prática do conceito de parceria, seus atores e a sua relação no contexto de desenvolvimento social. Em 2012, “A Fotografia do Quotidiano”, que aborda a história da fotografia na vida das pessoas, numa perspetiva humanista, filosófica, social, cultural e comportamental e em 2015, “Tchivinguiro – Uma Memória Colectiva, uma colectânea” de ensaios baseados em histórias verídicas testemunhadas ao longo do tempo no Tchivinguiro. Em 2018, publicou o livro “Quotidiano San” e em 2021 a segunda edição do Quotidiano San em versão bilingue, português e Inglês.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: