11 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 28, 2021
No menu items!
InícioRegionalExposição Arkádia na Galeria Municipal de Proença-a-Nova até 11 de novembro

Exposição Arkádia na Galeria Municipal de Proença-a-Nova até 11 de novembro

Arkádia, exposição de pintura da autora Silvia Vale, foi apresentada no último sábado, dia 18 de setembro, na galeria municipal, onde vai permanecer até dia 11 de novembro.

A autora explicou o porquê do nome Arkádia e detalhou de forma pormenorizada algumas das obras expostas.

“Muitos podem questionar o porquê do nome Arkádia, de onde surgiu. Podia falar durante horas sobre o tema, mas muito resumidamente Arkádia era uma zona da Grécia Antiga, aprazível e agradável para se viver. Os poetas da altura tomaram o nome para denominar o país ideal, o território de eleição, de gente boa, que não conhecia o sofrimento e que vivia em comunidade com a natureza, que vivia em felicidade, alegria e sintonia”.

Contextualizando as obras, os temas que a inspiram e o modo como as elabora, Silvia Vale descreve ainda: “é uma lenda, claro, pois não existe tal terra, mas que ainda assim serviu de inspiração a muitos artistas. É um país imaginário, uma utopia, onde não há aflições. Vivemos constantemente nesta dualidade entre o bem e o mal, na Arkádia isso não acontecia, pois ela apenas existia na cabeça de cada um, é o símbolo mais puro do carpe diem. Esta é a minha Arkádia, a minha terra de eleição, a minha imaginação, os momentos em que fabrico a minha alegria e procuro a minha felicidade, fazendo estes trabalhos. Existe uma Arkádia se nós a quisermos criar, não se impõe a ninguém, mas só nós sabemos o que é a nossa felicidade, depende e varia de pessoa para pessoa. A minha, é um mundo construído entre aquilo que faço de forma solitária, porque a arte é solitária, e as pessoas que amo”, frisa.

São vinte as pinturas que pode encontrar na Galeria Municipal, onde a artista utiliza e explora técnicas mistas, como a decoupage, pintura a óleo, aplicação de folha dourada, são muitas as texturas que ajudam a compor cada tela e criam uma vibração muito caraterística nas obras de Silvia Vale.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: