O Teatro das Beiras e o Karlik danza-teatro apresentam o espetáculo “Quem se chama José Saramago”, dirigido por Cristina D. Silveira, integrado nas comemorações do Centenário de José Saramago (1922-2022), com o apoio do Fundação José Saramago.
Estreia em Portugal a 5 de outubro, às 21h30, no Auditório do Teatro das Beiras (Covilhã), onde permanecerá em cena até 9 de outubro, com sessões às 21h30, e de 6 a 8 de outubro, às 15h30, com sessões para alunos do ensino secundário.
“Quem se chama José Saramago” centra-se na vida e obra de José Saramago, fazendo referência a várias obras do autor, nomeadamente “Levantado do Chão”, “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, “Ensaio sobre a cegueira”, entre outras, e terá uma forte componente multidisciplinar, explorando as linguagens do teatro, da dança, da música e do vídeo.
“Quem se chama José Saramago” é um espetáculo bilingue (português e espanhol), composto por momentos de diálogo e por outros em que as duas línguas surgem em uníssono.
Sobre a peça:
Quem se chama José Saramago é uma meditação sobre o erro, uma visão sossegada do universo do escritor português em que se confrontam as diferentes fases da sua vida com os livros que as prepararam ou que foram sua consequência; uma vida e uma obra que acabaram por merecer-se; um labirinto em cujo centro reside a ascensão humana contínua de um homem que viveu desassossegado e escreveu para desassossegar.
Ficha artística:
Intérpretes: Jorge Barrantes, Sílvia Morais, Elena Rocha e Tiago Moreira
Músicos: Alberto Moreno e Nuno Cirilo
Direção: Cristina D. Silveira
Dramaturgia: Rui Díaz Correia e Cristina D. Silveira
Assistentes de direção: Ana García e Fernando Sena
Espaço cénico e figurinos: La Nave del Duende
Espaço sonoro: Álvaro Rodríguez Barroso
Vídeo de cena e ilustração: Alex Carot
Desenho de luz e direção técnica: David Pérez
Técnico de luz: Hâmbar de Sousa
Direção de Produção: David Pérez Hernando
Espaço de criação: La Nave del Duende
Coprodução: Karlik Danza Teatro e Teatro das Beiras
Apoio: Fundação José Saramago (espetáculo inserido nas comemorações do Centenário de José Saramago (1922-2022))
Classificação etária: maiores 14 anos
Duração: aprox. 60 minutos
De acordo com as novas medidas em vigor, a lotação da sala não terá limitações. Contudo, o uso de máscara permanece obrigatório.
Aconselha-se reserva antecipada, para o 275 336 163.