A Universitas Montium será alargada com novas instituições de Portugal, Espanha, Itália e Roménia. O Instituto Politécnico da Guarda faz parte deste conjunto, a convite da UBI.
O consórcio UNITA – Universitas Montium vai integrar quatro novos parceiros, que foram propostos por universidades fundadoras.
Durante o encontro de responsáveis das academias participantes, que está a decorrer até esta sexta-feira, dia 24 de setembro, na cidade de Pau (França), foram apresentados oficialmente os novos parceiros.
Entre eles está o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), convidado pela Universidade da Beira Interior (UBI).
As outras instituições que vão contribuir para o alargamento da aliança são a Universidade Brescia (Itália), a Universidade de Navarra (Espanha) e a Universidade de Transilvânia de Brasov (Roménia).
O aumento do consórcio, com o propósito de concorrer a novas candidaturas da União Europeia, tem sido um objetivo da UNITA.
Em julho deste ano, o Governance Board analisou esta possibilidade face ao empenho da União Europeia de apoiar estes agrupamentos, aos quais confiou a conceção do Espaço Europeu da Educação do Futuro.
A UNITA é uma das entidades desse projeto alargado que aposta na reconfiguração do Ensino Superior europeu e tem como membros fundadores a Universidade da Beira Interior, a Universidade de Saragoça (Espanha), a Universidade de Torino (Itália), a Universidade Pau et des Pays de L’Adour, a Universidade de Savoie Mont Blanc (França) e a Universidade Vest di Timisoara (Roménia).