13.4 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 17, 2021
No menu items!
InícioCulturaQuarteto Solaris realiza residência artística e workshop

Quarteto Solaris realiza residência artística e workshop

Idanha-a-Nova

O Quarteto Solaris vai realizar uma residência artística e um workshop em Idanha-a-Nova.

A residência artística decorre nos dias 29 e 30 setembro e 1 de outubro, enquanto o Workshop de Jazz e Improvisação terá lugar nos dias 2 e 3 de outubro no Centro Cultural Raiano.

Orientado pelos integrantes do Quarteto Solaris e pensado como iniciação à área do Jazz e Música Improvisada, o Workshop está aberto a todos os músicos que tenham interesse em explorar esta área de expressão artística.

Nesta abordagem inicial, haverá lugar a explicações teóricas, mas o trabalho estará essencialmente focado em exemplos concretos.

Assim, os músicos propõem-se explorar os seguintes conteúdos:

– A linguagem jazz: articulação, swing;

– Chordscales (“acordes-escala”) para improvisação: vantagens e inconvenientes desta abordagem;

– A progressão harmónica II-V-I;

– Utilização das escalas pentatónicas;

– Introdução ao Blues como forma jazzística;

– Harmonia modal: abordagem introdutória;

– Ritmos latinos e brasileiros – Rumba, Calypso, Samba, Bossanova.

Para trabalhar os diversos aspetos da improvisação implicados – linguagem, harmonia, ritmo, forma, etc. –, serão utilizados alguns temas do repertório jazz, e não só.

Para concluir, realizar-se-á uma breve apresentação em que os participantes tocam e improvisam sobre as peças do repertório trabalhadas no Workshop.

O Workshop de Jazz e Improvisação, organizado pelo Município de Idanha-a-Nova, integra o Plano Integrado e Inovador de Combate Contra o Insucesso Escolar, promovido pela CIMBB (Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa) e cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FSE (Fundo Social Europeu).

Recorde-se que o grupo junta quatro músicos experientes, com percursos variados, interessados em explorar as possibilidades da improvisação na sua forma de abordar a música que tocam.

Formam o seu repertório sobretudo a partir do jazz e da música portuguesa, dando ainda especial atenção à música brasileira.

Incluem também cada vez mais temas originais escritos por membros do quarteto, sendo que a sua proposta artística passa por explorar uma grande variedade de melodias, ritmos e harmonias, através de uma combinação equilibrada de arranjo e improvisação.

O Quarteto Solaris acolhe, assim, o convite do Município de Idanha-a-Nova para explorar e desenvolver, em regime intensivo, novas ideias musicais que poderão no futuro vir a ter edição discográfica.

A ideia é deixar espaço livre à criação, sem pré-condições ou ‘cadernos de encargos’ de ordem estética.

Mas será certamente interessante para o quarteto deixar-se inspirar pelo riquíssimo património musical da região, trabalhando à sua maneira sobre algumas componentes desse universo expressivo.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: