9.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioNacionalDia Mundial dos Rios comemorado pela ASPEA em Benavente

Dia Mundial dos Rios comemorado pela ASPEA em Benavente

No próximo dia 3 de outubro a Associação Portuguesa
de Educação Ambiental (ASPEA) com o apoio da Câmara Municipal de Benavente, vai celebrar o Dia Mundial dos Rios com um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, junto do Rio Sorraia, em Benavente.

A escolha do local prendeu-se com o fato de ser um curso de água onde a problemática das Espécies Exóticas Invasoras Aquáticas (EEI) é evidente e sobre o qual o município tem trabalhado, no sentido de mitigar os impactos negativos destas espécies.

O Dia Mundial dos Rios, que é assinalado mundialmente no último domingo de setembro, será celebrado pela ASPEA em outubro devido às eleições autárquicas e sobrepondo-se com o fim da campanha “Rios em Movimento”, ação desenvolvida pela ASPEA.

Esta efeméride visa destacar os valores dos rios, aumentar a consciência pública e melhorar a gestão dos rios em todo o mundo.

Neste sentido, a ASPEA propõe um conjunto de atividades junto ao rio, por forma a proporcionar bons momentos e aproximar o público destes locais.

Em parceria com a Câmara Municipal de Benavente, a associação desafia os participantes a aprender mais sobre os projetos ligados aos ecossistemas ribeirinhos, ao andar de canoa, ao fazer um passeio de barco com observação de aves e a participar num workshop dedicado a esta temática.

Dia Mundial dos Rios

Segundo Rita Silva, a coordenadora da ação “Apenas cuidamos aquilo que amamos e a
missão aqui é que as pessoas se apaixonem por estes locais, que reconheçam a sua
importância e, assim, sintam necessidade de os proteger e manter saudáveis.”

O projeto LIFE INVASAQUA, no qual está integrada a celebração deste dia e que tem
como tema as “Espécies exóticas invasoras de água doce e sistemas estuarinos: sensibilização e prevenção na Península Ibérica”, tem como principal objetivo alertar a sociedade civil e diferentes grupos chave para a problemática das espécies exóticas invasoras em ecossistemas aquáticos na Península Ibérica, através de parcerias com diferentes entidades de Portugal e Espanha, desde universidades até agências de comunicação.

A participação nas atividades é gratuita, mas está limitada.

Os interessados devem inscrever-se através do preenchimento de um formulário em https://forms.gle/Zxw2D2XnPTq4iJyM7

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading