9.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioRegionalHá uma nova Esquina nos Açores: chef Vítor Sobral abre restaurante na...

Há uma nova Esquina nos Açores: chef Vítor Sobral abre restaurante na ilha Terceira

Este novo espaço nos Açores abriu em Setembro e promete agitar as águas da ilha. Com uma proposta gastronómica diferenciada, peixe fresco e ingredientes da maior qualidade estão no cardápio.

 Ao fim de 25 anos a viajar para os Açores e a maravilhar-se com os produtos destas ilhas, o chef Vítor Sobral abre finalmente o seu primeiro espaço gastronómico neste arquipélago – que pretende que seja um projecto longo e duradouro.

Em Setembro de 2021, na Ilha Terceira, nos Açores, abriram as portas da Oficina da Esquina, na cidade de Angra do Heroísmo, Património Mundial da UNESCO.

Inserido no hotel The Shipyard, propriedade de um terceirense de alma e coração, Raimundo Borges, e gerido pela Amazing Evolution, este restaurante nasce do encontro de vontades entre o empresário e o chef Vítor Sobral em 2019, antes da pandemia.

Dois anos depois, concretizou-se a meta de dotar a ilha Terceira com um projecto diferenciador.

No lugar das antigas oficinas da Câmara Municipal nasceram um hotel, o The Shipyard, e um restaurante, a Oficina da Esquina, inspirados na ligação ao mar e no imaginário dos paquetes e dos iates.

Esta foi uma das principais âncoras deste projecto, que quer alargar a proposta gastronómica da ilha em matéria de diferenciação.

O peixe fresco, pescado no dia, será um dos protagonistas naturais da carta da Oficina da Esquina, confeccionado segundo a filosofia de sempre do chef Vítor Sobral.

À semelhança das outras Esquinas criadas há mais de 10 anos, em Portugal continental e no Brasil, a aposta é na “cozinha regional, tradicional e lusófona”, com a técnica e o talento acumulados ao longo de uma carreira de mais de 30 anos.

Tártaros, marinados, moquecas e arrozes de peixe são algumas das propostas do chef, sendo a quase totalidade dos produtos usados proveniente dos Açores.

“Vou aproveitar e valorizar os belíssimos produtos da Terceira – o cherne, o lírio, as lapas, as batatas, a manteiga, o leite, a carne de qualidade superior… – e apresentar pratos inovadores, trabalhando para ser uma referência gastronómica no arquipélago”, afirma o chef Vítor Sobral.

O princípio da sustentabilidade também se aplica neste restaurante, como em todas as Esquinas do chef.

Na carta haverá bochechas de porco, língua de vaca e chispe de porco, para dar um exemplo de aproveitamento, e muitas opções com a belíssima carne de vaca dos Açores.

Há ainda espaço para mais surpresas, como o tártaro de novilho, assim como os muitos (e bons) queijos da ilha.

A carta de vinhos é outro dos pontos fortes do restaurante. Os vinhos nacionais de topo, em particular os açorianos, têm lugar de destaque, mas há também vinhos franceses, espumantes, Madeiras e Portos.

“Os Açores são um destino de sonho para qualquer chef, pela qualidade, a riqueza e a diversidade dos seus produtos. Espero poder contribuir para valorizar a gastronomia dos Açores com este primeiro projecto na Terceira”, defende o chef Vítor Sobral, que desde sempre tem uma forte ligação a esta ilha.

A vista do terceiro andar do hotel The Shipyard é de cortar a respiração, sobre os Ilhéus e o azul marítimo do Atlântico, e Raimundo Borges quis que o “seu” hotel tivesse a mesma beleza.

Chef Vítor Sobral

Das janelas do hotel – o primeiro ‘apart-hotel’ de Angra do Heroísmo -, vê-se a imensa baía, e os navios a serem reparados.

Foi essa a inspiração para o nome do hotel “Shipyard” (Estaleiro).

O hotel conta com 29 apartamentos, oito dos quais com janelas de tecto rasgadas para ver as estrelas.

“Quem gostar de descanso, de bom serviço e de um bom restaurante – em que também existe a possibilidade de mandar vir as refeições para o quarto, ou de ali cozinhar, se apetecer -, tem no Hotel The Shipyard uma boa opção”, afirma Raimundo Borges, empresário criado na Ilha Terceira, mas que viveu a maior parte da sua vida no Brasil, em Niterói.

Quem assim desejar, terá também à disposição um barco para ir pescar, e ao fim do dia comer os troféus da pescaria que trouxer para casa.

É esta nova morada na Terceira que vem agora enriquecer o panorama gastronómico e turístico desta ilha açoriana.

Oficina da Esquina:

– Morada: Avenida Infante D. Henrique, 9700-098, Angra do Heroísmo, Portugal

– Horários:

Almoços: De terça a sexta, das 12h às 15h; Sábados das 13h às 15h e Domingos das 13h às 16h

Jantares: Terça a Sábado das 19h às 23h

Dia de encerramento: Segunda-feira e domingo à tarde

– Reservas: tel 295 101 522

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading