Três parcerias assinadas com distintas instituições cabo-verdianas e uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, abrindo perspetivas para muitas outras colaborações futuras: este foi o saldo da visita ao país africano de uma delegação da Universidade de Coimbra (UC), encabeçada pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.
O Vice-Reitor da UC reuniu na última quarta-feira, com Ulisses Correia e Silva, depois de também se ter encontrado com o Ministro da Cultura, Abraão Vicente, e com a Secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde, Eurídice Monteiro.
Em cima da mesa estiveram perspetivas futuras de colaboração entre a UC e o país africano de língua oficial portuguesa.
A visita, iniciada terça-feira, 5, e concluída na quinta-feira 7, incluiu já – para além de encontros com a Presidente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e com a Direção dos Antigos Estudantes Cabo-Verdianos de Coimbra e de um jantar-convívio de alumni da UC – a celebração de três protocolos da Universidade de Coimbra com a Caixa Económica de Cabo Verde, a Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde e a Universidade de Santiago.
A primeira parceria, um protocolo de colaboração técnico-científica, celebrado com a Caixa Económica de Cabo Verde, na terça-feira, 5, tem como objetivo a prestação de serviços especializados na área da transformação digital financeira (nomeadamente, ciência de dados, segurança do sistema informático, smart contracts e blockchain).
O protocolo de cooperação académica, científica e cultural firmado ontem (quarta-feira, 6) com a Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde (PGR-CV) prevê a realização de ações de formação e outras atividades consideradas de interesse mútuo para magistrados e funcionários da PGR-CV.
Por fim, o protocolo de cooperação académica, científica e cultural assinado na quinta-feira, 7, com a Universidade de Santiago, contempla, entre outras ações, o intercâmbio de estudantes, docentes, investigadores e membros do corpo técnico e a participação conjunta em eventos académicos, cursos internacionais, projetos de investigação e atividades culturais.
João Nuno Calvão da Silva destaca “a importância das parcerias firmadas, num período em que a UC tem estreitado relações com instituições de todo o mundo lusófono e acaba de assumir a presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa”.
“Foi uma visita breve, mas marcante: pela relevância estratégica das reuniões de trabalho, pela importância prática dos protocolos celebrados e, em especial, pela oportunidade de testemunhar o amor por Coimbra dos nossos Antigos Estudantes”, sublinha o Vice-Reitor.
[…] Fonte original […]