11.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Outubro 25, 2021
No menu items!
InícioCulturain.dia vencem International Portuguese Music Awards

in.dia vencem International Portuguese Music Awards

O duo de guitarras “in.dia”, constituído por Diogo Passos (Guitarra Clássica), aluno de Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB e Hugo Gamboias (Guitarra Portuguesa), foi um dos vencedores do International Portuguese Music Awards(IPMA), na categoria de “Melhor Instrumental”.

Os IPMA reconhecem os feitos de destaque na indústria musical de artistas internacionais de ascendência portuguesa.

Através de diferentes categorias – Rock, Pop, Dança, Hip-hop/Rap, Popular, Tradicional, Fado, World Music – os IPMA homenageiam artistas pelas suas habilidades para inspirar o público por todo o mundo.

Os nomeados são avaliados por um painel de especialistas da indústria musical.

A gala de apresentação dos IPMA decorreu em formato de transmissão online a partir da rede social Facebook.

Os in.dia arrecadaram o prémio na categoria de “Melhor Instrumental”, num painel com prestigiadíssimos nomeados como LisbonString Trio, ThePlasticine e Tó Zé Lemos.

Diogo Passos e Hugo Gamboias partilham a vontade de deixar um contributo na história da guitarra portuguesa, instrumento que ao longo da história se tem afirmado como a voz de um país.

Depois de anos a tocar em conjunto o estilo que os uniu, o fado de Coimbra, em 2019, a convite do 10th Calcutta International Classical Guitar Festival, Diogo e Hugo começam a trabalhar num reportório de peças tradicionais a par com temas originais.

A digressão na India serve de inspiração a um espetáculo baseado em temas originais e arranjos até agora inéditos a par da edição de um trabalho discográfico.

Inspirados pelas sábias palavras do eterno mestre Carlos Paredes “A música que faço é um produto das circunstâncias imediatas do tempo em que eu vivo”, Diogo Passos e Hugo Gamboias pretendem expandir o leque de possibilidades para Guitarra Portuguesa e Guitarra Clássica sem dogmas ou chavões, procurando criar música que reflita a sua mundividência e o seu tempo, todavia sem esquecer as suas raízes e o elo de ligação singular a Coimbra.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: