A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) viu aprovada a candidatura “Beira Baixa Previne e Combate”, submetida no âmbito do Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para a deteção e combate à vespa asiática.
Os objetivos estratégicos da operação são a prevenção, vigilância e controlo da Vespa Velutina em todo o território da CIMBB, com vista à segurança dos cidadãos, à proteção da atividade agrícola e do efetivo apícola bem como a minimização dos impactos sobre a biodiversidade.
Com efeito, o projeto agora aprovado assenta em 4 eixos fundamentais:
- Vigilância Ativa;
- Controlo e Destruição;
- Capacitação;
- Sensibilização e Divulgação
A presença da Vespa velutina na região da Beira Baixa tem vindo a crescer de acordo com os números registados pelos municípios, tornando-se cada vez mais, devido à elevada agressividade desta espécie, uma ameaça e um problema para a segurança das populações e para a saúde pública.
É neste contexto que surge a candidatura da CIMBB que entendeu como fundamental a existência de uma estratégia delineada para a prevenção, vigilância e controlo da Vespa Velutina em todo o território.
Para a concretização deste projeto, a CIMBB realizou um conjunto de parcerias/ protocolos com as Associações de Apicultores da região e com os Municípios.
As ações a realizar são financiadas pelo Programa POSEUR, no âmbito do Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Neste âmbito, foi concedida à CIMBB uma comparticipação comunitária de Fundo de Coesão no montante de 249.777,27 euros, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 85%.