8.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 28, 2021
No menu items!
InícioCulturaFilme sobre guitarrista Zé Pedro vence prémio de Melhor Documentário em festival...

Filme sobre guitarrista Zé Pedro vence prémio de Melhor Documentário em festival de LA

O filme “Zé Pedro Rock ’n’ Roll”, de Diogo Varela Silva, venceu o prémio de Melhor Documentário Internacional no festival de cinema punk de Los Angeles, anunciou hoje o júri. 

O reconhecimento no LA Punk Film Festival constitui o 17.º prémio entregue ao filme que retrata a vida e obra do guitarrista Zé Pedro, fundador dos Xutos & Pontapés e dinamizador do punk, que morreu em 2017.

“Tenho a certeza que este era o prémio que o Zé Pedro mais ia gostar, porque este é o festival que faz sentido para alguém como ele”, disse à Lusa o realizador Diogo Varela Silva, que não estava à espera de ver o filme vencer este prémio no festival de cinema punk.

“Estou muito feliz de o filme estar a ter tanto público e tantos festivais. Sempre pensei que o Zé Pedro era ‘uma coisa mais nossa'”, sublinhou o realizador português.

O título, que se estreou nas salas portuguesas de cinema, em julho de 2020, vai a caminho do público internacional através de um acordo que está a ser negociado.

“As coisas estão bem encaminhadas para haver distribuição nos Estados Unidos”, indicou Diogo Varela Silva à Lusa, salientando a “expectativa” positiva com que o autor do documentário se encontra.

A notícia da vitória no LA Punk Film Festival foi celebrada também pelos que eram mais próximos do músico português, segundo disse o realizador.

“As várias famílias do Zé, as irmãs, sobrinhos, a mulher Cristina, que acompanham sempre de perto o percurso do filme, estão todos felizes por ver este reconhecimento”, afirmou. “Acima de tudo é um reconhecimento da vida dele”.

Na seleção oficial, o festival descreveu o impacto que o guitarrista teve no panorama musical português: “Zé Pedro, o lendário guitarrista dos Xutos & Pontapés, é o maior nome do rock ‘n’ roll português”, descreveu.

“Ele foi a sua maior força motriz, não apenas como guitarrista fundador da melhor banda portuguesa de sempre, mas também ao promover o género como crítico de música, radialista e dono do Johnny Guitar, um mítico clube e sala de concertos em Lisboa, onde tantas bandas deram os seus primeiros passos”.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: