6.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 9, 2021
No menu items!
InícioNacionalCovid-19: Vacinação simultânea contra gripe e novo coronavírus arranca na segunda-feira diz...

Covid-19: Vacinação simultânea contra gripe e novo coronavírus arranca na segunda-feira diz a DGS

A vacinação em simultâneo contra a covid-19 e a gripe inicia-se na segunda-feira, abrangendo cerca de dois milhões de pessoas com 65 ou mais anos, adiantou hoje à Lusa a diretora-geral da Saúde.

“Esta medida visa facilitar a adesão à vacinação no âmbito das campanhas de vacinação contra a gripe e contra a Covid-19”, lê-se no mesmo documento.

A DGS adianta que as vacinas devem ser administradas “em locais anatómicos diferentes, salvo casos excecionais,e os utentes devem ser informados sobre as possíveis reações adversas, podendo optar por uma administração em dias diferentes”.

Para isso, os utentes devem informar os profissionais de saúde no dia da vacinação e proceder à marcação de nova datapara que seja administrada a segunda vacina.

O grupo de peritos de aconselhamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou, no início da semana,“aceitável” a administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e contra a covid-19.

“Os dados limitados sobre a coadministração de vacinas inativadas (produzidas com base em vírus inativados) contra a gripe sazonal com a da covid-19não mostraram um aumento de eventos adversos”, indicam as recomendações do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) em imunização da OMS.

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: