Inserida no âmbito das comemorações dos 30 anos do Conselho Português para os Refugiados (CPR), a Conferência “Acolhimento e Integração de Requerentes de proteção internacional e refugiados em regiões de baixa densidade” decorre no dia 20 de outubro no Auditório da Escola Superior Agrária do IPCB (manhã) e no Centro de Dia de São Domingos – Meimoa, Penamacor (período da tarde).
Assistimos hoje ao aumento do número de pessoas forçadas a deslocar-se devido a perseguição, a conflitos e à sistemática violação dos direitos humanos.
Assistimos também à polarização da opinião pública e de posições políticas quanto aos refugiados, bem como a debilidades nos sistemas de proteção.
Nesse contexto, a conferência pretende ser uma oportunidade para refletir sobre o processo de acolhimento de refugiados em Portugal, com destaque para as regiões de baixa densidade, bem como identificar estruturas de apoio à integração de refugiados, as suas atividades e projetos, analisando os seus principais desafios.
A iniciativa é aberta a toda a comunidade e tem organização conjunta do Politécnico de Castelo Branco, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território – Universidade de Lisboa e do CPR.