A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, ao longo destes 24 anos de atividade, tem assumido um papel preponderante para a concretização de respostas concertadas que visam combater os fatores de exclusão social, dos grupos mais vulneráveis do território, com múltiplas respostas sociais e concretamente, a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Castelo Branco, desde 2004.
Neste momento, em parceria com o Câmara Municipal de Castelo Branco, encontra-se a executar o Plano Municipal para a Integração de Migrantes 2ª Geração (PMIM 2G), que procura desenvolver uma estratégia municipal para a integração dos/as migrantes, assumindo como visão “Castelo Branco Integrador: Uma comunidade solidária e inclusiva, um concelho aprazível para os Nacionais de Países Terceiros crescerem, estudarem, viverem, trabalharem e envelhecerem”.
Neste seguimento, o projeto encontra-se a organizar a II Semana da Multiculturalidade que irá decorrer de 25 a 29 de outubro de 2021, com o objetivo de promover a diversidade cultural, através da organização de seminários, debates, exposições, rota gastronómica, entre outros eventos de cariz sociocultural, com personalidades de relevo a nível regional, mas também nacional.
É nesta premissa que a II Semana da Multiculturalidade apresenta um cartaz diversificado e promotor da integração social e cultural dos migrantes.
No dia 25 pelas 9h30m decorre a abertura institucional, no Auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, com a presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e o Presidente da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento.
Seguidamente, o evento contará com Drª Cristina Casas, Diretora do Departamento de Relações Internacionais, Política Migratória e Captação de Migrantes do Alto Comissariado para as Migrações, que vem abordar o papel que esta instituição assume no âmbito destas matérias.
Também, nesta ligação, segue-se às 10h30m a intervenção da Drª Catarina Reis de Oliveira, Diretora do Observatório para as Migrações que vem apresentar os últimos dados estatísticos relativamente ao movimento migratório a nível nacional.
Já ao final da manhã, e em estreita colaboração com os parceiros do Plano Municipal para a Integração do Migrantes, decorrerá às 11h15m, um debate em torno da temática “A integração Profissional e Social de Migrantes”, onde cada parceiro local abordará o trabalho executado em prol de uma plena integração dos migrantes no território.
Pelas 17h30 m será inaugurada, no Foyer do Cine-Teatro Avenida, uma exposição fotográfica, da autoria de Paulo Vinhas, intitulada “Rastos” que retrata a história de 23 migrantes residentes no território.
A exposição ficará aqui patente no decorrer da Semana da Multiculturalidade.
Ainda neste dia, às 18h30m e pela primeira vez em Castelo Branco, irá decorrer um Espetáculo/ workshop de Danças Tradicionais Africanas, no auditório do Cineteatro Avenida, dinamizada pelo Grupo Batoto Yetu Portugal.
No dia 26, a partir das 14h00, irá decorrer pelas ruas da cidade de Castelo Branco, uma campanha de sensibilização da opinião publica para a interculturalidade, dinamizada com o apoio do Grupo Vátão.
Ainda nesse dia, irá ocorrer às 19h30m uma Cerimónia de Entrega de Certificados a cerca de 45 migrantes que concluíram os Cursos de Português Língua de Integração, dinamizados pelo Centro de Formação Profissional do IEFP de Castelo Branco.
O dia 27, será um dia dedicado aos Empresários e a par com a Associação Comercial e Industrial de Castelo Branco (ACICB), será promovida uma sessão de sensibilização, dinamizado pelo Alto Comissariado para as Migrações IP e pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Neste momento será ainda apresentado o manual das conclusões de um estudo liderado pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, intitulado “Benefícios da Integração e da Diversidade nas Empresas”.
No dia 28, a Escola Profissional Agostinho Roseta, irá dinamizar nos Jardins da Quinta da Fonte Nova um showcooking “Sabores do Mundo” que terá ainda transmissão online, mas aberta a toda a comunidade que quiser vir aprender e degustar pratos e doces do mundo.
Dia 29, último dia da Semana da Multiculturalidade, será dinamizado um painel sob a temática “A Liberdade e Diversidade Religiosa em Castelo Branco” que contará com a participação de 6 representantes religiosos.
Durante toda a semana, será ainda dinamizada a Rota Gastronómica Multicultural que pretende dar a conhecer a gastronomia do mundo, bem como, promover os 22 estabelecimentos de restauração onde se poderão degustar pratos do mundo, tal como Moqueca de Camarão, Cupim, Caril de Frango do Campo à Indiana, Kebabs, Picanha do Uruguai, entre outros, convidando todos os albicastrenses e visitantes a associarem-se a esta experiência de gastronomia multicultural.
São 22 restaurantes que se associaram à iniciativa: Amaya Sushi Bar e Restaurante, Capelo´s; Churrasqueira do Bonfim; Don Tasko; Don Vitorine; Encosta da Muralha; English Savoy; Hima – Oriental Taste; Kings Kebab e Pizzaria; Kitchen Nepal; MARHABA- KEBAB – HAUS; Nemastė; O Carlos – Restaurante Marisqueira; O Telheiro do Abílio; Pérola do Amieiro; Ponto Wine; Restaurante “A Cozinha”; Restaurante Dona Ferreirinha
Restaurante Kalifa; Restaurante Marisqueira “O Paulo”; Restaurante o Subúrbio e YOKOZO.
A organização agradece a presença de todos e a colaboração no sentido da divulgação da iniciativa de forma a promovermos em conjunto uma cidade mais tolerante e aberta à multiculturalidade existente.