10.4 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioCulturaExposição “Ex-votos da Senhora da Póvoa – Materialidades Devocionais” no Museu Municipal...

Exposição “Ex-votos da Senhora da Póvoa – Materialidades Devocionais” no Museu Municipal de Penamacor até 30 de novembro

A exposição “Ex-votos da Senhora da Póvoa – Materialidades Devocionais” está patenteada no Museu Municipal de Penamacor, entre os dias 14 de outubro e 30 de novembro.

Os ex-votos que se encontram preservados no santuário da Senhora da Póvoa perfazem uma colecção com um total de duas dezenas de exemplares, possuindo uma baliza cronológica entre o ano 1843 e o ano de 1947.

Localizado no sopé da serra d ́Opa, o santuário da Senhora da Póvoa foi, até a década de 50 do século XX, palco da principal romaria da Beira Baixa.

Esta mostra plasma os exemplares encontrados no Santuário da Senhora da Póvoa, bem como o único exemplar que sobreviveu, até a atualidade, de devoção à Senhora da Quebrada, na Freguesia da Benquerença pertencente ao concelho de Penamacor.

Desde tempos imemoriais que os romeiros acorrem à Senhora da Póvoa solicitando auxílio divino na esperança de curas para as suas maleitas ou livração de morte certa.

O ser humano no momento de confronto com a morte eminente ou com a sua vida ameaçada, apela desde logo ao milagre, evocando uma qualquer protecção superior, seja ela a Deus ou qualquer outro Santo de sua devoção.

Esses milagres formam fonte de expressão que se perpetuar no tempo, em formas materializadas de petição ou de agradecimento.

Estas materialidades, designadas por ex-votos, “milagres”, ainda “tabuinhas pintadas” ou quadros votivos, têm suas origens perdidas no tempo.

O termo ex-voto é uma expressão latina e significa “segunda promessa” ou “por um voto”, podendo conter imagens que reproduzem o corpo, apenas partes do mesmo ou ainda conjuntos de pessoas, “sendo o material testemunho do pagamento de uma promessa, ou formulado”.

A inauguração desta exposição decorreu no dia 13 de outubro, no Museu Municipal de Penamacor.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: