14.4 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioCulturaGaleria do Parque em Vila Nova da Barquinha recebe Exposição "A Memória...

Galeria do Parque em Vila Nova da Barquinha recebe Exposição “A Memória da Água” de Cristina Ataíde

23 outubro 2021 a 27 fevereiro 2022 na Galeria do Parque, Vila Nova da Barquinha

A mostra é comissariada por João Pinharanda, no âmbito da parceria da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha com a Fundação EDP, para a programação artística do Parque de Escultura Contemporânea Almourol.

“Cristina Ataíde procura integrar no seu trabalho o eco das grandes narrativas da humanidade. Cultiva, por isso, uma relação íntima com a memória das matérias primeiras: a água, mas também a terra, o ar, o fogo, a madeira, os metais… o sangue, as pedras, as estrelas, a palavra… 

Os habitantes e visitantes de Vila Nova da Barquinha conhecerão já uma obra sua construída no Parque de Escultura Contemporânea: é, também, uma memória da água; e evoca uma delicada e eficaz armadilha de pesca. A obra pública supera a utilidade do objecto que lhe serviu de modelo transformando-se num objecto lúdico ao serviço imediato das crianças. 

Mas na galeria do Parque o campo de trabalho de Cristina Ataíde é outro: trata-se de aprofundar o enigma das imagens desviando do seu destino prático os objectos que nos apresenta e acentuando o seu destino simbólico. Cristina Ataíde procura no mundo real equivalentes das questões que lhe importa tratar: a vida e o seu fluir, o reflexo de umas coisas nas outras, a superação da morte.

Se o barco, incompleto, se suspende num voo imóvel sobre a água que corre diante de si, se as estrelas que regista nos desenhos não correspondem a nenhuma das constelações conhecidas e se remos e varas de barqueiro são afinal novas esculturas sem valor prático é porque Cristina Ataíde não documenta o real mas o supera, oferecendo-nos o desenho de um mundo ideal.” 

*João Pinharanda

Inauguração: 23 de outubro, às 17 horas.

Galeria do Parque

Edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha

GPS: 39.457970, -8.430929

Horário:

Terça a sexta-feira – 11:00 às 13:00, 15:00 às 18:00

Sábado – 15:00 às 19:00

Encerra ao domingo e segunda-feira

Entrada gratuita

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: