12.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 2, 2021
No menu items!
InícioRegional1ª Edição Borrego Serra da Estrela DOP

1ª Edição Borrego Serra da Estrela DOP

Showcooking, neste sábado, na Quinta dos Cedros, Celorico da Beira

A 1ª edição da Semana do Borrego Serra da Estrela DOP já começou e prolongou até 1 de novembro .

Vai ser 4 dias pensados para os amantes da boa gastronomia portuguesa, em particular do Borrego Serra da Estrela com Denominação de Origem Protegida, que é como quem diz, do Borrego que é mesmo criado na Serra da Estrela, filhos de ovelhas de raças Bordaleira ou Churra Mondegueira, as únicas raças de ovinos com como é possível produzir o inconfundível Queijo Serra da Estrela DOP.

Após uma época especialmente desafiante para os produtores de leite e queijo da Região da Serra da Estrela, uma vez que se viu confrontados com a dificuldade em escoar produto devido à não realização das feiras do queijo na região, ao fecho de restaurantes e a drástica redução da atividade turística na região, a Estrelacoop apresenta, pela primeira vez, a Semana do Borrego Serra da Estrela DOP.

Será mais um evento vai ajudar estes produtores que apostam na qualidade e sustentabilidade do setor.

Participam vários restaurantes dos Municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo e Seia, bem como algumas freguesias dos concelhos de Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu, que garantem nos seus menus 1 prato confecionado com Borrego Serra da Estrela DOP.

A Estrelacoop está a organizar um Showcooking amanhã, sábado, na Quinta dos Cedros, a partir das 12h00, onde será possível degustar e provar um prato tradicional de borrego Serra da Estrela DOP.

Podes consultar a lista aqui no site oficial > https://borregoserradaestreladop.pt/

Recorde-se que o  Borrego Serra da Estrela DOP é uma carne exclusiva da Região Serra da Estrela, tenra e muito saborosa.

A forma como esses animais são criados dá origem a uma carne macia e saborosa, texturada por uma gordura intercutânea intercutânea bem distribuída, que se distingue da carne de borrego de outros regiões do país.

Os borregos da raça Bordaleira podem ser encontrados nos pastos das colinas e vales da Serra da Estrela e estão na origem dos hábitos culinários ancestrais nesta região, que desde a produção do Queijo da Serra da Estrela DOP aos pratos típicos como o Borrego à Canastra ou o Ensopado de Borrego.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: