12.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 2, 2021
No menu items!
InícioCultura"Distopia" de Tiago Afonso e filme espanhol "918 Nights" vencem festival DocLisboa

“Distopia” de Tiago Afonso e filme espanhol “918 Nights” vencem festival DocLisboa

O documentário “918 Nights”, da realizadora basca Arantza Santesteban, que aborda o seu tempo de prisão, por alegada ligação à ETA, venceu o Grande Prémio Cidade de Lisboa de Melhor Filme da Competição Internacional do festival DocLisboa, hoje anunciado.

Na competição nacional, o prémio de Melhor Filme foi para “Distopia”, de Tiago Afonso, enquanto a coprodução luso-brasileira “Meio Ano-Luz”, de Leonardo Mouramateus, venceu o prémio do júri desta edição do DocLisboa.

“Distopia” denuncia “não só a gentrificação que transforma a cidade”, mas também “a gentrificação das mentes, das imagens e da forma do cinema”, através da “luta de uma comunidade pelos seus direitos”, sublinhou o júri.

O filme acompanha, durante 13 anos, de 2007 a 2020, a mudança no tecido social da cidade do Porto, demolições, expulsões e realojamentos que afetam a comunidade cigana do Bacelo, a população do Bairro do Aleixo e os vendedores da Feira da Vandoma.

“Meio Ano-Luz” fixa-se numa esquina da zona histórica de Lisboa, no ilustrador que aí se encontra e nas pessoas que por ela passam.

O prémio do júri da competição internacional foi para “O Lugar Mais Seguro do Mundo”, de Aline Lata e Helena Wolfenson, tendo sido atribuída uma menção honrosa a “Public Library”, de Clément Abbey

*LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: