12.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 2, 2021
No menu items!
InícioRegionalVILA NOVA DA BARQUINHA: À mesa com azeite 2021

VILA NOVA DA BARQUINHA: À mesa com azeite 2021

Pelo 21.º ano consecutivo, Vila Nova da Barquinha promove a mostra gastronómica “À mesa com azeite”, entre 6 de novembro e 5 de dezembro.

A edição de 2021 conta com a participação de 9 restaurantes – Almourol, A Carroça, Café Estrela, O Remo, Ribeirinho, Sabores do Parque, Stop, Tasquinha da Adélia e Trindade.

A iniciativa da Câmara Municipal tem como objetivo diversificar a oferta turística, como complemento de visitação aos muitos atrativos, homenageando em simultâneo este ingrediente emblemático na história do concelho, em tempos um imenso e generoso olival que fornecia matéria-prima para alimentar a laboração de cerca de duas dezenas de lagares.

Desde há seculos presentes na paisagem destas terras, as oliveiras e os seus frutos negros integram desde sempre a heráldica do Município, fator demonstrativo da sua importância na economia local.

A degustação do azeite à mesa é a melhor forma de preservar esta memória.

Durante um mês, os restaurantes aderentes dão o azeite a provar como entrada e servem pratos como Petingas no forno, Polvo à Lagareiro, Sopa de couve e muitas outras receitas que têm no azeite um denominador comum.

Na edição deste ano há também a possibilidade de fazer visitas guiadas ao Lagar do Casalinho, na Praia do Ribatejo, que podem ser agendadas através do telefone 919929393.

Para mais informações sobre os restaurantes, consulte http://www.cm-vnbarquinha.pt/index.php/pt/visitar-2/onde-comer

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: