14.4 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioNacional1.300 Voluntários BPI participam em semana solidária

1.300 Voluntários BPI participam em semana solidária

  •     1ª Semana do Voluntariado BPI reuniu atuais e antigos Colaboradores, Familiares, Clientes e Parceiros do Banco para apoiar mais de uma centena de ações sociais e ambientais em todos os distritos, Açores e Madeira.
  •     Iniciativas incluíram a distribuição de bens de 1ª necessidade, formação em literacia financeira, limpeza de praias, integração de famílias refugiadas, pintura de espaços de instituições sociais, apoio a pessoas sem-abrigo, entre outras ações solidárias.

O BPI organizou a 1ª Semana do Voluntariado BPI que juntou mais de 1.300 antigos e atuais Colaboradores, Familiares, Clientes e Parceiros do Banco.

Durante uma semana, os voluntários participaram em mais de uma centena de iniciativas de cariz social e ambiental abrangendo todos os distritos, Açores e Madeira.

Com o mote “Parte de Si”, os voluntários participaram em diferentes ações: distribuição de bens alimentares e combate ao desperdício alimentar; formação em literacia financeira; limpeza de praias; apoio à integração de famílias refugiadas; pintura de espaços de instituições sociais; apoio a pessoas sem-abrigo; entre outras ações solidárias destinadas a grupos em situação vulnerável, nomeadamente jovens e seniores.

João Pedro Oliveira e Costa, Presidente Executivo do BPI, salientou: “A 1ª Semana de Voluntariado BPI foi um enorme sucesso. É muito importante este envolvimento do Banco, através dos nossos Voluntários, com a comunidade. Pude testemunhar de perto a forma como estas iniciativas têm um impacto positivo nas pessoas que mais precisam. O compromisso com as Pessoas, dentro e fora do Banco, e com a Sociedade é algo que está no nosso ADN e que define a identidade do BPI há 40 anos”.

Para reforçar o impacto desta iniciativa, a Comissão Executiva do BPI facilitou a participação dos Colaboradores em horário laboral (sem perda de remuneração).

Além do voluntariado presencial, o BPI proporcionou igualmente um conjunto de ações solidárias em formato virtual, aumentando o impacto positivo na comunidade.

Entre outras atividades, os voluntários BPI estiveram envolvidos na pintura de instalações da Casa do Gaiato de Coimbra, do lar Casa da Laminga da Associação Novo Futuro, em Alcabideche, e do centro de ação social do concelho de Ílhavo.

Em Viana do Castelo, os utentes da Casa dos Rapazes e os voluntários BPI participaram num torneio de paintball.

Na Madeira, além do apoio na distribuição de bens alimentares através do Banco Alimentar, 10 voluntários apoiaram os utentes da Adenorma.

Nos Açores cerca de uma dezena de voluntários apoiaram os utentes da Kairós.

Na área do apoio alimentar, cerca de 40 voluntários apanharam o “restolho” da batata no distrito de Santarém, entregando o produto da colheita a entidades sociais.

Em Lamego, mais de meia centena de voluntários participaram numa caminhada solidária promovida pela Diocese local com o objetivo de angariar bens alimentares para as famílias mais desfavorecidas.

A SEMEAR contou com a ajuda de 80 voluntários, que construíram cabazes para famílias em situação vulnerável.

Mais de 120 voluntários estiveram envolvidos na limpeza de praias na Ericeira, em Gaia e na orla marítima de Sines.

O BPI organizou igualmente uma campanha de recolha de sangue em Lisboa, Porto e Viseu.

Programa BPI Voluntariado com projetos disponíveis 365 dias por ano

O BPI lançou em março deste ano o BPI Voluntariado, um programa que desafia todos os Colaboradores do Banco e das empresas do grupo em Portugal, bem como antigos Colaboradores, a serem, também eles, protagonistas da política de Banca Socialmente Responsável do BPI, concretizada com o apoio da Fundação ”la Caixa”.

A plataforma de voluntariado corporativo proporciona a possibilidade de encontrar projetos solidários – disponibilizados por centenas de instituições sociais apoiadas pelo Banco (através da Iniciativa Social Descentralizada, dos Prémios BPI Fundação “la Caixa”, etc.) – nos quais os Colaboradores do BPI possam contribuir voluntariamente com as suas competências pessoais e profissionais.

O projeto conta com duas parcerias estruturantes: a Entrajuda na disponibilização de uma plataforma de match entre as necessidades de voluntariado de instituições e a vontade e competências dos colaboradores do BPI e a Junior Achievement Portugal, no desenvolvimento de ações de literacia financeira e empreendedorismo junto das escolas e universidades do país.

A plataforma oferece ao longo do ano dezenas de oportunidades de voluntariado em diversas áreas de atuação: literacia financeira e empreendedorismo; apoio à educação, sobretudo ao nível de explicações a crianças em situação de risco, em parceria com a EPIS (Empresários pela Inclusão Social); acompanhamento a seniores; apoio à comunidade; capacitação de instituições; entre outras.

Além destes projetos, desde 2010, cerca de 100 voluntários asseguram o processo de avaliação anual dos Prémios BPI Fundação “la Caixa”.

Uma das ações de voluntariado do BPI

Além disso, anualmente, vários colaboradores participam na iniciativa “CooperantesCaixa”, um programa de voluntariado corporativo internacional dirigido aos colaboradores do BPI, CaixaBank e da Fundação “la Caixa” e que tem apoiado instituições em Moçambique com um voluntariado mais técnico.

O BPI formalizou este ano a adesão ao UN Global Compact (UNGC) e assumiu o compromisso de se envolver em projetos colaborativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As iniciativas do BPI Voluntariado permitem contribuir para quatro desses objetivos: erradicar a pobreza, promover uma educação de qualidade, reduzir as desigualdades e dinamizar parcerias para a implementação dos ODS.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: