Durante o mês de outubro, a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, através do projeto CLDS 4G Castelo Branco, em parceria com a Social IN – Incubadora Social de Castelo Branco, a Fábrica do Jovem Empreendedor e a Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, promoveu o espírito empreendedor dos/as jovens do Ensino Secundário do concelho de Castelo Branco, através da Liga do Empreendedor.
O desafio, incidiu sobre o primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da
ONU, Erradicar a Pobreza, uma vez que no dia 17 de outubro se assinalou o Dia
Internacional para a Erradicação da Pobreza.
A sessão de abertura aconteceu no dia 4 de outubro e contorno com a participação de 15 jovens, num total de 5 equipas.
Durante o mês de outubro, estes jovens tiveram a oportunidade de participar em diversos
workshops relacionados com o empreendedorismo social e usufruir de mentoria individualizada, auxiliando desta forma, a construção dos seus projetos sociais.
A iniciativa terminou no dia 29 de outubro, com
a apresentação dos projetos, no auditório da USALBI, que contorna com a presença de um painel de jurados, com experiência na área, constituído por representantes das entidades parceiras da iniciativa.
O projeto vencedor foi o Reciclar para Ajudar da autoria dos jovens empreendedoras Beatriz Martins, Beatriz Silva e Maria Baltazar alunas do 12º da Escola Secundária Nuno Álvares.
“Reciclar para Ajudar” é um projeto que pretende mudar vidas, obtendo lucro através da venda de materiais recicláveis conseguindo ajudar famílias/pessoas carenciadas.
Um projeto que ajuda a erradicar a pobreza e ao mesmo tempo ajuda a proteger o meio ambiente.
Todos/as os/os/os jovens receberam um kit oferecido pela Moche, parceiro da iniciativa, como prémio de participação e a equipa vencedora recebeu, ainda, um voucher para
usufruir numa loja de tecnologia, cedido pela Cáritas Interparoquial de Castelo Branco.
O segundo desafio da Liga do Empreendedor, está previsto para o mês de fevereiro de 2022, com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), número 12, Consumo e produção responsável e contará com o apoio do Grupo Auchan.