14.4 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioNacionalReal Sociedade Espanhola de Física distingue professor da Universidade de Coimbra

Real Sociedade Espanhola de Física distingue professor da Universidade de Coimbra

Manuel Fiolhais, professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi galardoado com o prémio “Melhor Contribuição Didática nas publicações da RSEF”, atribuído pela Real Sociedade Espanhola de Física (RSEF) em conjunto com a Fundação BBVA.

O prémio, que vai ser entregue no próximo mês de dezembro, em Madrid, distingue o artigo “Sistema mecânico con um potencial catastrófico”.

O artigo apresenta uma experiência que ilustra, de forma pedagógica, certos comportamentos descritos, matematicamente, na teoria das catástrofes.

A experiência simula, por outro lado, aspetos centrais do funcionamento dos qubits (bits quânticos) baseados em supercondutores.

De acordo com Manuel Fiolhais, o artigo agora premiado «mostra como assuntos abordáveis ao nível de disciplinas básicas de física podem estar relacionados com tecnologias de ponta, ainda em desenvolvimento, no âmbito da computação quântica».

O trabalho foi levado a cabo em coautoria com Rogério Nogueira, professor da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande.

Rogério Nogueira

Criados em 2008, os prémios da Real Sociedade Espanhola de Física-Fundação BBVA reconhecem anualmente a criatividade, o esforço e as realizações no campo da física, tendo como objetivo servir de estímulo aos profissionais que desenvolvem o seu trabalho tanto na investigação como nas áreas de ensino secundário e universitário, inovação, tecnologia e divulgação.

Um vídeo da experiência está disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1361-6404/abf059.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: