13.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 29, 2021
No menu items!
InícioRegionalA Associação de Diabéticos da Beira Baixa comemora o Dia Mundial da...

A Associação de Diabéticos da Beira Baixa comemora o Dia Mundial da Diabetes

100 Anos de Descoberta da Insulina – 14 de novembro

A ADBB – Associação de Diabéticos da Beira Baixa, volta mais uma vez a celebrar o Dia Mundial da Diabetes, no próximo domingo, dia 14 de Novembro, este ano de modo presencial devido à diminuição das medidas de contingência associadas, á Covid-19, mantendo contudo as regras emanadas pela DGS.

Este ano de 2021, revela-se ainda de especial importância dado que se comemora o centenário da descoberta da insulina, marco importante que a ADBB pretende também realçar: “100 anos de vida a dar vida a milhões de pessoas com a Diabetes…”

Esta conferência, a ter lugar na cidade de Castelo Branco, reúne profissionais de diferentes especialidades e áreas da saúde permitindo uma abordagem multidisciplinar da diabetes.

Convém relembrar que a diabetes afeta em termos mundiais cerca de 400 milhões de pessoas.

Já em Portugal, o número ultrapassa 1 milhão de portugueses, com uma taxa aproximada de 13%, é o país da Europa Ocidental com maior prevalência.

Esta, revela-se assim uma doença que é um flagelo à escala mundial e que urge combater com grande eficácia, com todos os meios disponíveis.

Na região da ULSCB o número de diabéticos ronda os 9.000, o que por si só é muito preocupante, mas não menos preocupante é o papel dos cuidadores e famílias bem como o isolamento em que muitos deles se encontram, agravado pela pandemia e o deficiente acesso, para muitos, aos cuidados de saúde.

A ADBB tem como missão na sua área geográfica (Sertã, Vila de Rei, Oleiros, Vila Velha-de-Ródão, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Penamacor, Castelo Branco), a promoção, a prevenção primária da diabetes e educação dos portadores da doença, seus familiares e cuidadores bem como a dinamização do seu tratamento.

Conscientes de que esta fase menos gravosa da pandemia, mas preocupante e ainda a merecer cuidados e a exigir um acompanhamento regular de todas as pessoas, acreditamos que é aqui, conforme tem vindo a reforçar o Presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), Dr. José Boavida, que entra o papel e a importância das associações, enquanto elementos ativos, onde se inclui a ADBB.

Apesar de jovem (criada em 2017), tem fomentado a sua posição enquanto entidade da economia social, desenvolvendo diversas ações formativas ligadas à saúde tais como, palestras, Workshops, conferências e outras em parceria com várias entidades (Junta de Freguesia, Câmaras, Escolas, Amato Lusitano/CLD´S, USALBI, Lares, Centros de Dia, Rotary Club e Lions Club.

Formações anteriormente planeadas e adiadas devido ao COVID-19, estão a ser retomadas, tendo lugar já no próximo dia 17 de Novembro, uma Ação, em parceria com o Município de Vila Velha de Ródão e outras em andamento.

Mesmo em tempo de pandemia, o número de associados tem vindo a ser reforçado.

O que se pretende no Futuro?

“Mantemos a ambição de vir a ter um espaço digno na área da saúde/diabetes na cidade de Castelo Branco, que permita desenvolver atividades como sejam, o desenvolvimento motivacional, o apoio psicológico, formar e informar grupos de aprendizagem (insulina, leituras…), clínica do pé diabético e outras patologias associadas, já que na região existe um défice nessa área ligada à saúde e a ADBB tendo um Conselho Técnico, composto pelo Dr. Jorge Monteiro, enfermeiros e outros especialistas conhecedores destas matérias associadas à diabetes, muito poderiam oferecer não só aos associados mas à população em geral e seus cuidadores.”, refere a ADBB em comunicado.

Esse apelo é público e foi recentemente reforçado em reunião, ao Senhor Presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, que mostrou interesse e partilha das preocupações relatadas pela Presidente da ADBB, Helena Monteiro, comprometendo-se a avaliar oportunamente o assunto já em curso, com vista à sua concretização.

No dia 14 de Novembro – Mundial da Diabetes

Uma Conferência presencial, a ter lugar dia 14 de novembro, às 14h30, no auditório da Escola Afonso de Paiva, com o apoio pessoal e técnico do seu Diretor,  Luís Santos, a ser transmitida nas redes sociais e em direto pela Beira Baixa TV, que também se associou ao evento.

Associaram-se ainda a estas comemorações, a Administração do Hospital Amato Lusitano (ULSCB), na pessoa do seu Presidente, José Nunes, o Presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, o Coordenador da UCSP S. Migue/ULSCB e Diretor do Conselho Técnico da ADBB Jorge Monteiro, a Enfermeira Especialista da ULSCB e membro do Conselho Técnico, Lourdes Reis e Maria do Carmo Batista, da Direção da ADBB.

“Pelo segundo ano consecutivo, mas este ano de forma presencial, iremos ter connosco o Presidente do INFARMED e também Presidente da HAG (Rede Europeia para a Saúde), Rui Santos Ivo, um especialista de renome nacional e internacional, cuja presença muito nos honra.”, refere a ADBB em comunicado.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: