10 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 29, 2021
No menu items!
InícioNacionalIPCB promove II Congresso Internacional Age.Comm – Longevidade e Desenvolvimento

IPCB promove II Congresso Internacional Age.Comm – Longevidade e Desenvolvimento

A segunda edição do Congresso Internacional Age.Comm – Longevidade e Desenvolvimento, organizado pela Unidade de Investigação Disciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais, do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realiza-se a 11 e 12 de novembro.

O evento online, cujo programa pode ser consultado em https://congress.agecomm.pt, visa discutir as oportunidades e desafios na construção de uma visão dinâmica da longevidade, apostando num diálogo epistémico que junte comunidades através de experiências culturais, científicas, sociais, geográficas, ambientais e tecnológicas.

Para isso conta com convidados de renome em diversas áreas do conhecimento, envolvendo o envelhecimento nas dimensões da longevidade e do desenvolvimento.

As sessões plenárias e os painéis de discussão cruzam temas como ética e cidadania digital, aprendizagem ao longo da vida, políticas e coesão social, interações familiares e comunitárias, competências para a autonomia ou saúde e bem-estar.

Edson Prestes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do grupo de investigação Phi Robotics, conduz a conferência “Cooperação e Ética em Mundo Interconectado”.

Segue-se Petra Goran, representando a Comissão Europeia nas áreas da educação, política regional e urbana e demografia, com a palestra “Livro Verde sobre o Envelhecimento”.

Óscar Ribeiro, investigador no Ageing Cluster da Universidade do Porto e coordenador do CINTESIS da Universidade de Aveiro, propõe-se falar sobre “Longevidade e novas díades de cuidados: filhos idosos, pais muito idosos”.

No painel “Desafios e Futuro das Políticas Sociais para a Longevidade e Desenvolvimento” intervêm José António Vieira da Silva, Maria João Quintela e Manuel Lemos.

Já na oficina de práticas e inovação “Desenvolvimento de Comunidades Envelhecidas” serão dados a conhecer iniciativas e projetos inovadores a replicar em territórios envelhecidos.

Será ainda apresentado o projeto artístico “Para Além da Pandemia – Mudar de Vida aos 70 Anos”, de Elsa Ligeiro, no qual a autora reflete sobre o modo como as comunidades rurais enfrentaram os seus medos, dúvidas e esperanças.

Em simultâneo, e em colaboração com o Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian, decorre a sexta conferência do ciclo Conversas Digitais sobre Envelhecimento.

Esta edição, subordinada ao tema “Envelhecer em casa: ‘sim, claro!’ ou ‘sim, mas…’”, tem lugar no dia 10 a partir das 17:30, e conta com António Fonseca, da Universidade Católica Portuguesa, Alexandra Lopes, da Universidade do Porto, e Luísa Pimentel, do Politécnico de Leiria, podendo ser acompanhada em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86755627493?pwd=RW04V0hBY25ZUTB5SXpxckN4eE5WZz09.

Recorde-se que a unidade de investigação Age.Comm reúne especialistas de diferentes áreas, das ciências sociais e do comportamento à educação, tecnologias da informação e comunicação, bem como de várias especialidades das ciências da saúde, procurando analisar e compreender o fenómeno do envelhecimento das populações.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: