14.4 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioNacionalPlanta única de Portugal Continental encontra-se em perigo devido às alterações climáticas

Planta única de Portugal Continental encontra-se em perigo devido às alterações climáticas

As alterações climáticas estão a colocar em causa o habitat da subespécie sulcatus da esteva, existente unicamente nas arribas costeiras do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

O alerta é lançado pelos docentes Maria Margarida Ribeiro e Paulo Fernandez e pelos investigadores Miguel Ferreira, Alice Almeida e Natália Roque do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Celestino Quintela-Sabarís da Universidade de Santiago de Compostela, que publicaram o artigo científico The role oflittoralcliffs in theniche delimitationon a micro endemic plant facing climate change, na conceituada revista científica internacional PLOS ONE.

“As alterações climáticas irão modificar radicalmente as condições do habitat desta planta, embora existam desafios adicionais. A pressão humana, nomeadamente através do turismo e da intensificação da agricultura que se tem verificado nos últimos anos sobretudo na região de Odemira, poderá favorecer a perda de habitat que, a médio e longo prazo, se traduzirá num aumento da probabilidade de extinção desta linhagem única.” diz Miguel Ferreira, primeiro autor do estudo.

O trabalho foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, através dos cofinanciadores Programa Operacional Regional Centro 2020, Portugal 2020 e a União Europeia, segundo os programas CULTIVAR CENTRO-01-0145-FEDER-000020 e C4 – Centro de Competências em CloudComputing CENTRO-01-0145-FEDER-000019.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: