14.4 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioRegionalPenamacor: Município assegura apoios à comunidade escolar

Penamacor: Município assegura apoios à comunidade escolar

O Município de Penamacor está a assegurar diversos apoios à comunidade escolar do concelho, ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio à Educação. Refeições escolares, manuais escolares, cadernos de fichas, prolongamento de horário e bolsas ao Ensino Superior são as ajudas concedidas

São vários os apoios concedidos pelo Município de Penamacor, ao abrigo do Regulamento Municipal de Apoio à Educação.

No âmbito das refeições escolares, é assegurado gratuitamente o fornecimento das refeições escolares (almoço) a todos os alunos do ensino Pré-Escolar (público) e primeiro ciclo, independentemente do escalão de abono em que se encontram posicionados.

Aos alunos que frequentam as valências de creche e pré-escolar no ensino privado é assegurada a comparticipação do valor da refeição (almoço) de acordo com a legislação em vigor e orientações do Ministério da Educação.

No caso do/a aluno/a frequentar o ATL do ensino privado, também a comparticipação da refeição escolar (almoço) é assegurada, sendo esta efetuada diretamente à instituição, apenas nos períodos letivos.

Já relativamente aos manuais escolares, todos os alunos que frequentam o ensino Pré-Escolar dos 4 aos 6 anos, no concelho, recebem os manuais escolares gratuitamente.

De acordo com a listagem de manuais escolares adotados pela instituição frequentada, para o ano letivo 2021/2022, o Município de Penamacor procedeu à aquisição dos mesmos, sendo estes entregues aos alunos no início do ano letivo.

Ainda relativamente a material pedagógico, todos os alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário receberam os manuais escolares gratuitamente por parte do Ministério da Educação.

Também de acordo com a listagem de manuais escolares adotados para o presente ano letivo, o Município de Penamacor procedeu à aquisição dos cadernos de fichas para o 1º Ciclo, tendo sido estes entregues também aos alunos do referido ciclo de ensino no início do ano.

Relativamente aos restantes ciclos de ensino referidos, o Município assegura o reembolso total da despesa que os encarregados de educação tiveram com a aquisição dos cadernos de fichas igualmente de acordo com a listagem de manuais adotados.

Além destes apoios, é concedida uma comparticipação no pagamento do prolongamento de horário a todos os alunos das valências de Creche e Pré-Escolar (privados).

Finalmente, estão, ainda, abertas as candidaturas para bolsas para o Ensino Superior até ao dia 31 de dezembro.

As bolsas são destinadas a jovens residentes no concelho que ingressem ou frequentem Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) em estabelecimentos de ensino superior público; ou que ingressem ou frequentem o 1º ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado e 2º ciclo nos casos de licenciatura com mestrado integrado, em estabelecimentos de ensino superior público.

Estas bolsas de estudo atribuídas pelo Município apenas poderão ser acumuladas com os apoios sociais concedidos pelo estabelecimento de ensino que o aluno frequenta.

Entregue material pedagógico no âmbito do PIICIE

No início do ano letivo, o Município de Penamacor, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), adquiriu e ofereceu à Biblioteca Escolar da Escola Básica um conjunto de obras de literatura infantil como forma de renovar recursos úteis à aquisição da leitura e escrita, bem como distribuiu a todos os alunos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches material pedagógico (diários de aprendizagem e lápis de cor), como forma de estímulo e reforço positivo para a aquisição das aprendizagens no novo ano letivo.

Livros escolares

O PIICIE é um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa em parceria com o Município de Penamacor.

O projeto é financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.

A intervenção do município, nomeadamente através da atribuição deste tipo de apoios e incentivos socioeducativos a todas as crianças e jovens do concelho visa fundamentalmente combater a exclusão social, o abandono escolar precoce e também promover a igualdade de oportunidades de acesso e sucessos escolares às crianças e jovens do concelho de Penamacor.

Também os apoios ao nível do ensino superior, através da atribuição de bolsas de estudo, constituem uma forma de estimular a frequência de cursos superiores, dotando o concelho de quadros técnicos superiores, de forma a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: