10 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 29, 2021
No menu items!
InícioCulturaHerberto Helder na Biblioteca Comunitária de Alcains

Herberto Helder na Biblioteca Comunitária de Alcains

23 de novembro, terça-feira, às 18 horas

A Biblioteca Comunitária de Alcains, com sede provisória no Salão Alma Azul, promove no próximo dia 23 de novembro, terça-feira, às 18 horas, uma sessão dedicada a Herberto Helder.

Na sessão de Leitura estarão em destaque aos textos: “Coisas Eléctricas na Escócia” e “Teorema” (uma alegoria sobre a vingança de D. Pedro) do livro “Os Passos em Volta”, numa edição de 1997, da Assírio & Alvim, que permanecerá na Biblioteca Comunitária de Alcains, ainda em fase de criação.

No dia 21, domingo, em Coimbra, na Galeria Santa Clara, realiza-se uma outra sessão dedicada ao Herberto Helder, integrada no programa: Coimbra Literária – 1991-2021 que a Alma Azul desenvolve na cidade dos estudantes até a final do ano.

Participam, entre outros, Alexandre Gigas Valinho, Maria José Pessoa e Agílio Abrantes com várias Leituras de Herberto Helder; e será apresentado o Livro “História e Lenda de Inês de Castro”, de António Vasconcelos, numa edição especial Alma Azul 22 Anos.

Herberto Helder

Em Alcains, na terça-feira, a Leitura dos dois textos será acompanhado por uma introdução à obra do autor de “Os Passos em Volta” e será partilhada com todos os presentes uma carta manuscrita de Herberto Helder, dirigida à editora A Mar Arte (1993-1998) com dados de 25 de janeiro de 1995.

A Biblioteca Comunitária de Alcains nasce como projeto de dinamização cultural e complementar das Bibliotecas Municipais e Escolares.

Trata-se de um espaço de dinamização literária que ao contrário das outras bibliotecas não acumularam livros, antes dos vai distribuir por espaços de outras bibliotecas públicas, visto que a sua composição nunca ultrapassa os 99 livros em registo permanente.

Só receberá doações a título excecional e a sua principal função será a divulgação da Língua Portuguesa e a promoção da Leitura entre jovens e adultos na Comunidade onde está inserida; aceitando contribuições das Freguesias vizinhas e apostando nas novas tecnologias para uma aproximação dos países que usam o português como língua oficial e também com as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

A sua principal função será criar laços informativos e de fruição literária entre os autores e os leitores; um desafio que será realizado através de novas valências, numa aposta permanente na criatividade e na dinâmica entre a literatura e outras artes.

A Biblioteca Comunitária de Alcains é um serviço de voluntariado da Alma Azul que pretende oferecer atividades culturais de qualidade e prestígio, através de autores e livros que escolhe para divulgar e que vão da Ficção à Etnografia, da Poesia ao Ensaio.

Do seu espólio constam já livros autografados de Teolinda Gersão, Maria Manuel Viana e Ricardo Fonseca Mota, vencedor do Prémio Ciranda 2021.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: