14.4 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioNacionalDouro Património Mundial está melhor mas precisa estancar perda de população

Douro Património Mundial está melhor mas precisa estancar perda de população

A Região do Douro já era considerada a Região Demarcada de Vinho mais antiga do mundo (desde o decreto de Marquês de Pombal, em 1756).

Digna do meritoso reconhecimento de que é alvo do nível mundial, esta paisagem de tal beleza única e natural foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO,em 2001.

A classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial obedeceu a vários critérios, entre os quais o fato de ser uma região que produz vinho há cerca de 2000 anos e cuja paisagem reflete a evolução tecnológica, social e económica da região.

Desta área classificada faz parte de 13 municípios que, para além dos vinhedos, fornecem o contexto cultural e histórico que se sente em cada recanto do Douro.

De fato, o Douro é um exemplo excecional de uma região tradicional que vive em torno da produção vinícola, seja o célebre vinho do Porto, seja dos seus mais recentes vinhos de mesa de grande qualidade.

Todos esses vinhos provêm de socalcos que rodeiam o Rio Douro e seus afluentes, onde muros de xistos suportam alas de videias carregadas com cachos de uva branca e tinta.

Esta paisagem ooreou a simples e bela naturalidade da região que, com o tempo, se foi moldando ao Homem e ao trabalho na terra tão caraterística da zona.

A produção de vinho neste território é, na verdade, uma lição sobre a capacidade e determinação do ser humano na otimização dos recursos naturais.

Como vinhas foram construídas no território marcado por declives acentuados que se debruçam sobre as águas do rio e diretamente virados para o sol.

Os vinhedos que os levantam cobremm-se, assim, do Rio Douro e configuram um imenso escadório de socalcos e patamares. Uma paisagem incomparável, um nível mundial!

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: