26.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 16, 2022
No menu items!
InícioNacionalDouro Património Mundial está melhor mas precisa estancar perda de população

Douro Património Mundial está melhor mas precisa estancar perda de população

A Região do Douro já era considerada a Região Demarcada de Vinho mais antiga do mundo (desde o decreto de Marquês de Pombal, em 1756).

Digna do meritoso reconhecimento de que é alvo do nível mundial, esta paisagem de tal beleza única e natural foi considerada Património da Humanidade pela UNESCO,em 2001.

A classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial obedeceu a vários critérios, entre os quais o fato de ser uma região que produz vinho há cerca de 2000 anos e cuja paisagem reflete a evolução tecnológica, social e económica da região.

Desta área classificada faz parte de 13 municípios que, para além dos vinhedos, fornecem o contexto cultural e histórico que se sente em cada recanto do Douro.

De fato, o Douro é um exemplo excecional de uma região tradicional que vive em torno da produção vinícola, seja o célebre vinho do Porto, seja dos seus mais recentes vinhos de mesa de grande qualidade.

Todos esses vinhos provêm de socalcos que rodeiam o Rio Douro e seus afluentes, onde muros de xistos suportam alas de videias carregadas com cachos de uva branca e tinta.

Esta paisagem ooreou a simples e bela naturalidade da região que, com o tempo, se foi moldando ao Homem e ao trabalho na terra tão caraterística da zona.

A produção de vinho neste território é, na verdade, uma lição sobre a capacidade e determinação do ser humano na otimização dos recursos naturais.

Como vinhas foram construídas no território marcado por declives acentuados que se debruçam sobre as águas do rio e diretamente virados para o sol.

Os vinhedos que os levantam cobremm-se, assim, do Rio Douro e configuram um imenso escadório de socalcos e patamares. Uma paisagem incomparável, um nível mundial!

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: