12.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 2, 2021
No menu items!
InícioInternacionalLuísa Ferreira Nunes foi palestrante convidada na International Biomimicry Conference

Luísa Ferreira Nunes foi palestrante convidada na International Biomimicry Conference

Luísa Ferreira Nunes, docente da Escola Superior Agrária do IPCB, foi uma das palestrantes convidadas da International Biomimicry Conference, que decorreu em Granada, Espanha. 

A docente realizou duas apresentações sobre processos específicos de resiliência e adaptação, “…na natureza não há CEOs que determinem estratégias, nem tão pouco há “decisões” sobre quais as espécies que são “promovidas” e quais as que são “demitidas”.

Trata-se antes de um processo complexo e caótico, mas, em última análise, inteligente, que passou por sofisticadas etapas de evolução sem que propriamente existissem “lideranças”.

Esse tipo de organização é adaptável, flexível, auto-renovável, resiliente e em constante “aprendizagem”, explicou a docente.

Nesta conferência foi possível ouvir sobre soluções sustentáveis (biomiméticas) para os principais problemas ambientais, sociais e económicos.

A   Biomimética é a área que estuda os princípios criativos e estratégias da natureza, visando a criação de soluções para os problemas atuais da humanidade, unindo funcionalidade e sustentabilidade.

Esta é uma recente e promissora área de estudo científico, iniciada por Janine Benyus, do BiomimicryInstitute – EUA, nos anos 90.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: