12.8 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 2, 2021
No menu items!
InícioNacionalCultura no Dão anima território em dezembro com concertos de memória e...

Cultura no Dão anima território em dezembro com concertos de memória e espetáculos de teatro

Entre novembro e ao longo de todo o mês de dezembro, o município de Mangualde, que integra o projeto de cultura em rede juntamente com os municípios de Nelas e Penalva do Castelo, vai animar os dias e as noites frias de fim de outono e início de inverno com espetáculos e concertos. Nelas assinalou o Dia Mundial do Enoturismo no domingo com o evento Portas Abertas com os produtores de vinho da região.

Entre novembro e dezembro, os municípios da Rede Cultura no Dão recebem uma série de eventos e espetáculos que integram este projeto.

Este fim-de-semana, Nelas assinalou o Dia Mundial do Enoturismo com o evento “Portas Abertas”, com o intuito de divulgação dos seus produtos de qualidade e conhecer o projeto do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão e os mais recentes produtores de vinho do concelho.

Já o município de Mangualde aposta forte nos concertos e espetáculos multidisciplinares, integrados no projeto de cultura em rede, “Cultura no Dão”.

Hoje, dia 20 de novembro, o município volta a relembrar o músico José dos Santos no projeto Reviver Santos Pinto, com um concerto sinfónico da Orquestra Poema (integrado na Programação Anual da Orquestra Poema), pelas 21h30, na Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde.

Este concerto tem um simbolismo especial já que irá contar com o oboé que o músico utilizou durante toda a sua carreira.

O instrumento faz parte do espólio da Sociedade Filarmónica Lobelhense, está restaurado e é único no mundo, uma vez que a sua dedilhação foi patenteada pelo músico.

O programa cultural prossegue dia 27 de novembro às 21h30, no âmbito do 24º aniversário da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves,  com a atuação da Minnemann Blues Band na Biblioteca Municipal, banda liderada por Wolffram Minneman; em dezembro, as escolas em Mangualde terão a oportunidade de assistir, em formato digital, ao espetáculo de teatro musical “O Colar Encantado” e, no dia 19, será possível assistir à peça na Biblioteca Municipal pelas 16h30; no dia 18 de dezembro os “Capitão Mondego” animam o Mercado Municipal às 21h00. A 19 de dezembro, pelas 21h00, sobe ao palco do Mercado Municipal de Mangualde “Xico&João” e, a 20, atua Tiago Correia com um concerto de saxofone.

Já muito próximo do Natal, será a vez de o mesmo espaço receber o espetáculo “Mosca na Sopa”, desta feita a 21 de dezembro, às 21horas.

À mesma hora, mas a 22 de dezembro, os sons jazz ecoam no Mercado com o “T r i p a r p i rc/ Rafael Portugal”.

Ainda no âmbito dos espetáculos “Cultura no Dão”, a agenda de dezembro em Mangualde fica concluída, a 23, com o espetáculo “Andreia e João”, no Mercado Municipal às 21h00.

O município de Penalva do Castelo aposta na época festiva com uma série de concertos de Natal agendados, a saber: 12 de dezembro atua o Rancho Folclórico de Penalva do Castelo, na Loja do Cidadão; neste mesmo espaço, mas a 18 será a vez da Tuna Realense e, no dia a seguir, o palco será do Grupo de Cantares Pena Alba e da Casa do Povo de Esmolfe.

A 26 de dezembro, a Loja do Cidadão recebe ainda a peça de teatro, “O Mistério do Colar Encantado”.

No âmbito do Cultura no Dão, os 3 municípios desta Rede Cultural já receberam este ano dezenas de eventos itinerantes, com o intuito de contribuir para apoiar os agentes culturais e estimular a dinâmica económica, bem como valorizar o património artístico-cultural da região, a sua identidade e comunidades, reforçando a atratividade do território e o incremento do seu valor turístico.

De relevar que este programa é promovido pelos Municípios de Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo e cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: