Na noite de 13 a 14 de novembro, o edifício dos Paços do Concelho da Sertã, localizado no cimo da vila, esteve iluminado de azul.
Deste modo, o Município da Sertã associou-se à comemoração do Dia Mundial da Diabetes, numa iniciativa promovida pela Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.
A efeméride tem como objetísibilizar a população para a doença e para a prevenção do Diabetes, surgindo como resposta ao alarmante aumento de casos.
De acordo com o estudo IDF Diabetes Atlas, divulgado neste mês pela Federação Internacional da Diabetes, mais de 537 milhões de adultos em todo o mundo padecem da Diabetes, o que se traduz num aumento de 16% enfrentam as estimativas anteriores (de 2019).
Em 2019, de acordo com um relatório da OCDE, Portugal foi o segundo país com uma maior taxa de prevalência do Diabetes na União Europeia, com cerca de 9,8% dos adultos a padecer da doença.
A traduz-se na incapacidade do organismo em regular os níveis excessivos de açúcar no sangue quando os pâncreas não consegue produzir insulina.
O Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, foi instituído em 1991 pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde, em memória dos dados de aniversário de Frederick Banting, responsável pela descoberta da insulina (hormona que regula o açúcar no sangue) em 1922, juntamente com Charles Best.
Refira-se que, em 2007, a Organização das Nações Unidas adota como símbolo da campanha um círculo azul que representa a unidade e reflete o cor do céu e da bandeira da ONU.