6.2 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalDocente da ESA-IPCB publica artigo na revista Sustainability

Docente da ESA-IPCB publica artigo na revista Sustainability

A docente da Escola Superior Agrária do IPCB, Ofélia Anjos, juntamente com a equipa constituída por Raquel Guiné, Sofia Florença, Paula Correia, Bruno Ferreira e Cristina Costa, publicou recentemente o artigo “An Insight in to the Level of Information about Sustainability of Edible Insects in a Traditionally Non-Insect-Eating Country: Exploratory Study” na revista Sustainability classificada no 1º Quartil.

Este artigo estuda o nível de informação que os consumidores possuem, num país tradicionalmente não consumidor de insetos, sobre a sustentabilidade da introdução deste alimento na sua alimentação, bem como analisa possíveis fatores de motivação ao seu consumo.

O artigo publicado pela docente, foi a primeira abordagem à elaboração de um projeto internacional intitulado “EISu Food -Study about food habits and knowledge about edible insects as sustain able foods”, que conta com a participação de 18 países (Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Croácia, Grécia, Letónia, Líbano, Lituánia, México, Marrocos, Nigéria, Polónia, Portugal, Roménia, Servia, Eslovénia, Espanha e Turquia).

Este projeto internacional estuda os hábitos alimentares, conhecimentos e atitudes em relação aos insetos comestíveis, e ao seu consumo (como inseto inteiro ou como parte de formulações de alimentos).

Devido ao aumento populacional, os insetos comestíveis têm sido relatados como uma possível solução para ajudar a combater a falta de alimentos, de um modo mais sustentável e com menos impacto sobre o planeta, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e ecossistemas naturais.

No entanto, o consumo de insetos comestíveis, embora culturalmente aceite por algumas comunidades, não o é, ainda, em alguns países.

Os insetos comestíveis são uma boa fonte de nutrientes, constituídos por proteínas e seus aminoácidos essenciais, fibras, gordura (incluindo ácidos gordos polinsaturados), vitaminas (particularmente do grupo B) e minerais.

A recolha de dados ainda está a decorrer, sendo possível a participação através do seguinte link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScDvic8zsIIWofmP2FT3QIxeriRLEEZjO7EA33hunLelCRdhw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: